segunda-feira, 20 de abril de 2009

Litoral do Paraná...

Sonha em ter turistas o ano inteiro

Projeto iniciado em 2005 incentiva os sete municípios das praias a criarem eventos e festas que atraiam visistantes
19/04/09 às 20:41 Flávia Gradowski Sampaio


http://www.bemparana.com.br/index.php?n=104737&t=litoral-do-parana-sonha-em-ter-turistas-o-ano-inteiro

A temporada 2009 terminou oficialmente no Litoral do Paraná, logo o calor vai embora e o alto movimento que aquece a economia nos municípios que compreendem a região litorânea já começa a cair. Durante três meses, a rentabilidade de comerciantes é altamente satisfatória mas, em alguns municípios, cai abruptamente com o término do verão. Se o turismo de massa diminui, o consenso é de que novos mercados devem ser explorados na intenção de não deixar a economia esfriar. A receita é focar em diferentes tipos de ações no turismo, e para o ano todo.
Morretes, Antonina e Paranaguá são exemplos de municípios que conseguem se manter sem sofrer prejuízos significativos com o término da alta temporada. Já aqueles que mais recebem visitantes durante a temporada de verão — Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná — são os que mais sofrem nos meses entre maio e novembro.
Esses últimos três municípios possuem população somada de cerca de 80 mil habitantes, e chegam a receber só na virada de ano mais de um milhão de visitantes. Durante toda a temporada, o número de veransitas costuma beirar e até superar os dois milhões de pessoas. Mas é só acabar o clima mais quente, que a população volta ao normal.
Pensando nisso é que, desde 2005, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR) desenvolve o projeto Litoral do Paraná – Emoções o ano inteiro. Voltado essencialmente para a área de turismo, o projeto oferece aos empresários da região consultoria e capacitação em diferentes temas, como desenvolvimento das atividades turísticas, gestão empresarial e marketing.
De acordo com a consultora do Sebrae, Patrícia Albanez, o turismo de massa pode até diminuir de volume com o término da alta temporada, mas os empresários da região precisam buscar novos mercados e focar em novos tipos de empreendimentos. É fundamental a conquista de mercados distintos e diversificação do produto, para que a região ganhe novas possibilidades e não fique focada apenas no turismo de massa.
“As pessoas conhecem pouco do que o Litoral paranaense tem a oferecer. De Morretes, por exemplo, as pessoas conhecem apenas o Barreado. Mas tem muito mais. Pontal do Paraná, que conta com marinas na região, é ponto de turismo o ano inteiro. E é essa infraestrutura que pode garantir a economia aquecida na região. Mas não falamos somente de turismo, é preciso trabalhar outros nichos”, disse Patrícia.
Em Paranaguá, por exemplo, o turismo de negócios em função do porto é um importante aliado. “O negócio de turismo de eventos, de terceira idade, as convenções e eventos de igreja são muito bem aceitos. A região tem toda a estrutura que o turista precisa. O que precisa é criar, adequar a estrutura existente a esses outros tipos de turista. Os hotéis em Guaratuba, por exemplo, estão tendo lucro captando eventos religiosos”, apontou Patrícia.
Segundo a consultora do Sebrae, este tipo de negócio já tem mostrado resultados positivos, mas ainda há muito que melhorar para que o saldo seja satisfatório. “Diversas empresas estão investindo nisso. Termina a alta temporada, diminui a quantidade de turista, o lucro cai. Mas logo começam as outras ações de promoção. Sempre houve uma organização no Litoral, mas não existia um projeto que incentivasse. Agora, o turismo de eventos está potencializado com o Emoções o Ano Inteiro”, disse.
Numa perspectiva de cinco ou 10 anos, o cenário pode ser outro e a estrutura formada vai justificar o relacionamento de serviço. “Não é tapar o sol com a peneira e dizer que o Litoral está ótimo. Temos bons resultados, mas ainda é preciso muita coisa. O Litoral já existe para o ano inteiro, em qualquer época existem agências oferecendo passeios, festivais, feiras gastronômicas. Em cinco ou 10 anos, estará ainda melhor”, finalizou Patrícia.

N.do blog: o slogam "litoral emoções o ano inteiro" foi um pouco que deixei quando a minha rápida passagem pelo turismo do litoral. As poucas coisas que faço são duradouras. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.