sábado, 6 de junho de 2009

VANDALISMO...

Destrói Patrimônio Histórico da cidade

Diariamente no período matutino faço caminhada de uma hora pelas ruas do centro da cidade. Quase sempre acompanhado da minha “Nikon” para “caçar” alguma imagem que possa me sensibilizar. Hoje, infelizmente deparei com um ato de puro vandalismo, pois passando enfrente a Fonte da Carioca percebi que parte daquele monumento histórico tinha sofrido ato de vandalismo. Imediatamente fotografei a ocorrência e comecei a me questionar: falo com quem sobre o ocorrido? Realmente, por se tratar de um monumento tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, deveria procurar a Coordenadoria Estadual. Mas hoje é sábado. Fui ao Theatro Municipal à procura de quem pudesse me ajudar, mas não encontrei ninguém. Tentei telefonar para a Secretária de Cultura e Turismo, creio deva ser a responsável legal pelo zelo do nosso patrimônio, mas não consegui contato. O que fazer então? Encontrei Caetano Machado (primo do prefeito) que se prontificou a contatar alguém da prefeitura para isolar o local, protegendo o material, ou recolher cuidadosamente para futura recuperação.

Atos dessa natureza diariamente acontecem por aqui. Nossos monumentos e edifícios públicos estão sendo pixados e depredados por grupo de pessoas irresponsáveis, que transformam nossas noites em campo de destruição e batalha. Faz-se necessário com urgência a presença da Guarda Municipal, principalmente nos locais de valorização histórica.

Espero que na segunda-feira, os responsáveis pelas “coisas da cultura” em nossa cidade, tomem as medidas necessárias para a recuperação da Fonte e comecem a vigiar melhor nossos monumentos. Eu vou fazer a minha parte.




3 comentários:

  1. Olá Prof.Eduardo,
    Vimos agradecer pelo aviso sobre o vandalismo em nosso Patrimônio histórico. Através dele já tomamos providências junto ao Patrimônio Histórico do estado do Paraná, através da Coordenadora Rosina Parchen. Fotografamos o local e aguardamos técnicos do estado para restauro da peça. Lamento não ter me encontrado no Sábado no Theatro, mas meu horário da escala de sábado era das 18:00 ás 22:00, já que tratava-se de final de Semana e tínhamos evento noturno. No entanto, deveria ter sim alguém no Theatro cuidando da montagem da Peça Teatral da UFPR que apresentou-se naquele sábado. Aproveito para informar que por força de Lei municipal o Theatro Municipal, a Estação Ferroviária e o Mercado devem permanecer abertos Sábados domingos e Feriados. É o que estamos fazendo, em regime de escala, resguardado os direitos trabalhistas.
    Mais uma vez agradecemos pelos seus olhos atentos e sua atitude cidadã, já que não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
    Atenciosamente,

    Robison Luíz Marciniaki- Presidente da Fundação Cultural

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. Eduardo,

    Vimos agradecer pelo aviso de vandalismo em nosso Patrimônio Histórico. Comunicamos que já foram tomadas as devidas providências junto ao Patrimônio Histórico do Estado,por meio de sua Coordenadora Rosina Parchen.Aguardamos visita de técnicos do estado nos próximos dias para restauro da peça. Informamos também que sábados, domingos e feriados o Theatro Municipal não fecha e que trabalha-se em regime de escala, mas sempre há alguém, não necessariamente o Secretário, que poderá ser comunicado por telefone em qualquer eventualidade.Naquele sábado trabalhei das 18 às 22 horas, atendendo a CIA de TEATRO PALAVRAÇÃO DA UFPR, que apresentou a Peça : "Porque o Ogro Vermelho Chorou".
    Agradecemos mais uma vez por seus olhos atentos e sua atitude cidadã.
    Atenciosamente,
    Robison luíz Marciniaki

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.