domingo, 26 de julho de 2009

Fazer alguma coisa...

Quase que perfeita, por aqui é meio impossível. A falta de mão de obra qualificada dos “profissionais” disponíveis no mercado local, quase sempre gera insatisfação pelo contratante. Em quase todas as áreas. Quem contrata alguém aqui em Antonina, sabe muito bem do que estou falando. O pedreiro, o encanador, o eletricista...Ou sei lá quem, quase sempre deixa o serviço inacabado e você tem que contratar outra pessoa ou terminá-lo.
Nosso município carece de mão de obra qualificada e tudo fica no espaço do quebra-galho e do amadorismo, no pior do sentido, o pejorativo. Já estive a frente de uma Associação de pequenos empresários e tentei – junto com a diretoria - começar a mudar a configuração. Mas a resistência é muito grande, e parece que todos se sentem satisfeitos com os seus “desconhecimentos”. Trouxe em parceria com o Senac-Pr cursos para melhorar a qualificação profissional em várias áreas e raramente, tivemos as vagas preenchidas. Dois cursos foram cancelados por não terem preenchido o número mínimo (10 vagas). Claro, para se profissionalizar tem que ter investimento.
Se o olhar for focado no serviço público a coisa piora dez vezes. Qualquer tarefa de responsabilidade da prefeitura – por exemplo – jamais será terminada com perfeição. Começam fazer uma calçada e não terminam. Sequer recolhem o material que sobrou.
Recentemente até fiquei contente que começaram a mexer na Praça Cel.Macedo (dois meses) para refazer os canteiros dos jardins. Só que faz um mês e tudo continua como antes...Em estado de abandono. O pessoal já está “tocando” outro serviço.
Se você for falar com os responsáveis...Claro que terão desculpas...Sempre. Mas, o que fica é a cultura do deixa pra lá...E a gente vai tocando como pode!
Como se reconstrói uma cidade sem responsabilidade? Como se produz sem a mínima qualidade?
São perguntas que sempre pairam em poucos "pensantes" e preocupados com os desígnos da cidade.
Se somos famosos em alguma coisa é porque essa coisa foi feita com responsabilidade profissional e qualidade. Se nossos empresários - todos, mas principalmente na área do turismo – e a administração pública, quiserem conquistar algum lugar de destaque, terão sem dúvida alguma, que mudar os seus comportamentos e começar a investir em capacitação profissional. Nós consumidores e contribuintes, temos o direito de usufruir e até “degustar”, serviços e produtos de qualidade. Capacitar nossa mão de obra é puro investimento. Todos ganham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.