domingo, 16 de agosto de 2009

A procissão da padroeira...

Da cidade, Nossa Senhora do Pilar, foi acompanhada por mais de 8 mil fiéis (estimativa visual), no dia de ontem,15 - em comemoração a sua tradicional festa. Para quem acompanha há mais de cinquenta anos esse evento, acredito que a procissão tenha sido a maior concentração dos últimos 20 anos. Resultado de um trabalho da comunidade católica, no sentido de resgatar a religiosidade e a grandiosidade da festa que já foi - anos 50 - a maior do Paraná.

Acredito, que para o próximo ano, após avaliar os pontos positivos e críticos - pois é um evento público envolve toda a sociedade -os organizadores possam melhorar ainda mais esta grande data, e as torne não somente uma comemoração dos católicos, mas de toda a cidade.

Falando ainda da procissão, a mudança de última hora do trajeto tradicional - pois não passou na Rua Dr. Rebouças - deixou os moradores entristecidos e decepcionados, pois ornamentaram suas residencias para homenagear a padroeira e não a viram passar.



Vista parcial do início da procissão


Residências ornamentadas na Rua Dr. Rebouças

4 comentários:

  1. Eduardo
    É certo que você participa da Festa há mais de cinquenta anos. Mas você nunca viu a procissão do alto de um helicóptero. Eu vi, fotografei, e acredito que tinha mais gente do que agora, ou, no mínimo o mesmo tanto.

    ResponderExcluir
  2. no meu "ponto de vista",foi um dos melhores nos último 12 anos;organização muito boa,mas temos que melhorar;"turismo religioso"(SECRETARIA DE TURISMO).
    Foi lançado a semente do resgate;quando digo resgate,é que a festa religisa,fora tratada de maneira profissional e comercial,pois hotéis e restaurantes tiveram bons movimentos e serviços "afins" também;então esta aí, é só afinar que 2010,com mais recurso e mais participação será "muito melhor".

    ResponderExcluir
  3. Bó, a mais de 20 anos não viamos festa igual a esta. Meus parabéns aos organizadores. Aos que nada fizeram ou fazem, fiquem calados e procurem ajudar no próximo ano. E viva NOSSA SENHORA DO PILAR !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bó, uma retificação: parabenizo aos que realmente trabalharam, porque alguns só atrapalharam.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.