domingo, 30 de agosto de 2009

Ontem, passando pela Ponta da Pita,


presenciei uma movimentação de pessoas, visitantes. Dezenas de motociclistas, ônibus de excursão e muitos carros com carretas e barcos, pois também acontecia um torneio de pesca. Cheguei em um amigo comerciante e, como sempre, me disponho a escutar reclamações, que deveriam ser dirigidas as nossas autoridades “competentes”. As reclamações são as costumeiras: “olhe a sujeira na praia”...”aqui não passa sequer uma pessoa para varrer a rua, isso há mais de seis meses”...”e você me dizia que iria mudar”...”tá igual ou pior que antes”...”a Secretária de Turismo nunca apareceu por aqui”...Etc...Etc...Etc. Como se eu tivesse alguma obrigação de ouvir tanta reclamação.
O próprio prefeito - em conversa ao pé da orelha - me confidenciou que esteve visitando o local, há umas três semanas passadas, junto com um deputado do PT e se sentiu envergonhado, pelo que viu. E daí?
Eu, simples mortal, achava que o nobre alcaide iria colocar a sua equipe toda para limpar o local. Mas ainda nada aconteceu.

A Ponta da Pita, é um dos nossos mais visitados logradouro público, principalmente nos finais de semana. E lá se encontra uma pequena gama de empresários da área de gastronomia, que merece ser tratada com respeito.
Além de um mutirão de limpeza, se faz necessário maior segurança e sinalização para limitar a entrada e estacionamento de veículos em área de banhista (se é que ainda existe). Limpar a orla e colocar lixeiras.Também a noite, parte da iluminação precisa ser recuperada. Aliás, é necessária a permanência de pessoal efetivo para cuidar do espaço.

“Amigo” prefeito, parece que sua equipe é muito ineficiente e já passou a hora de nos mostrar serviço, principalmente na limpeza pública. Os nossos pontos que se dizem turísticos tem que ser tratados com prioridade, pois geram renda e empregos na cidade.
Convido a “nossa” Secretária de Turismo para fazer uma visita nos finais de semana e constatar o caos reinando, em nossa maravilhosa, rota e imunda Ponta da Pita.
Para melhorar é somente trabalhar.
Para não dizer que não falei por vocês... Amigos da Pita.
Quem não gostar que vá pra...
Ponta da Pita!

2 comentários:

  1. Só o que se ouve da boca do Prefeito é o tal do Pré-Sal, como se isto fosse à redenção da nossa Ciddade.
    Quando o tal do Pré-Sal vir a ser realidade, e se vier a ser realidade, talvez nos comerciantes da cidade ligados ao setor de Turismo não estejamos mais com nossas portas abertas.
    O que nos precisamos é de ação e não de “BRAVATAS”, o plano de desenvolvimento para o turismo é necessário, mas sebemos que não é de um dia para o outro que se faz um bom plano para o Município.
    Sr.: Prefeito vamos botar os pés no chão, e vamos encarar a realidade, Antonina tem um baita potencial Turístico, um dos melhores do nosso litoral, só falta começar a trabalhar com seriedade e com uma equipe que encare o Turismo com responsabilidade e competência.

    Tony Frank Bruinjé
    Presidente do Conselho Diretor da AESTUR
    Associação dos empreendedores de serviços turísticos de Antonina

    ResponderExcluir
  2. Adquiri uma casa na Ponta da Pita há 6 meses e já estou me sentindo um cidadão Antoninense, mesmo que apenas nos finais de semana. Antonina é uma cidade maravilhosa com todos os atrativos possíveis ; cidade antiga, ruinas, baía tranquila além do santuário que é a Ponta da Pita, um paraíso. Não perde em nada para a tão badalada Parati. Melhor dizendo, perde em apenas um detalhe : Parati tem seu potencial explorado, o que não ocorre com nossa Antonina, abandonada à própria sorte. Se ainda é lembrada em algumas datas especiais, deve-se a atuação de comerciantes e associações que se esforçam em elevar a existência de Antonina. Exemplo claro é na Ponta da Pita que se é vista alguma limpeza é por ação dos moradores.Uma pena, pura cegueira dos governantes.Mas tenho esperança de ver uma Antonina e uma Ponta da Pita melhor, mesmo que seja participando de mutirões em pról da limpeza, melhoria e projetos para ornamentar esta linda cidade/paraiso

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.