segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Quando começam a montar barracas...

Nas ruas da cidade, não sei bem se fico triste ou alegre.
O conceito de festa mudou tanto nas últimas décadas, causando conflito nas cabeças de quem enxerga diferente.
Antes, as “barraquinhas”, principalmente nas festas religiosas, eram montadas para que o pessoal da “irmandade” pudesse vender seus artigos religiosos e um bom churrasco para angariar fundos para a paróquia. Hoje, as pequenas e lúdicas barraquinhas deram espaço para grandes estruturas metálicas que requer uma certa infraestrutura para suas instalações, e são exploradas por quem pagar o aluguel, sem nenhum critério além do pagamento da locação.
A maioria das festas que se conhece hoje em dia - em outras cidades - acontecem em espaços planejados, tais como pavilhões, parques e praças de eventos.
Até a nossa vizinha Morretes – que não tem tradição festiva – já está construindo o seu centro de eventos, com áreas cobertas e livres, onde poderão ser realizados os mais diversificados acontecimentos. Por aqui, o espaço central que poderia ser utilizado para este tipo de equipamento, foi sub-aproveitado pela gestão anterior na construção de um centro de educação – não que eu seja contra aquele tipo de investimento – no terreno em frente ao campo do 29 de Maio, que virou mais uma obra inacabada, cheia de problemas, desde sua concepção a utilização, caso seja concluída.
Nossa vocação para festas é muito patente. O antoninense sempre gostou de festas. Não é por menos que podemos dizer que temos o melhor carnaval do Paraná. Mas, também temos que nos conscientizar que o mundo evoluiu. Nossos vizinhos - antes meros coadjuvantes - se transformaram em concorrentes e se não houver uma reação inteligente, da nossa parte, iremos novamente ser passados para traz. Se gostamos de fazer festa, que se faça, mas com planejamento estratégico e se torne realmente um dos nossos mais importantes atrativos turísticos, ou seja, que o lucro seja compartilhado por todos. Queremos a nossa Praça de Eventos, ou Centro de Eventos, o cognome não interessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.