sábado, 12 de setembro de 2009

HOJE ANTONINA ESTÁ DE ANIVERSÁRIO...

E completa 295 anos de fundação. Foi no dia 12 de setembro de 1714, pelo então faisqueiro Sargento-Mór Manoel do Valle Porto.

"Embora pouco lembrada, 12 de setembro de 1714 é uma data realmente significativa: para cumprir as obrigações religiosas, os moradores deste lado da baía tinham de ir à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Vila de Paranaguá. Para evitar as viagens marítimas demoradas e perigosas, Valle Porto e vizinhos iniciaram a campanha por uma capela no nascente povoado da Graciosa. O pedido não teve apoio das autoridades religiosas parnanguaras e a insistência na reivindicação teria motivado o apelido "capelistas" dado aos nossos antepassados. Diante das negativas, eles recorreram ao Bispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Frei Francisco de São Jerônimo, que autorizou a construção do templo.
Em 1992, atendendo apelos da ala "doze-setembrista" da comunidade, o então Prefeito Leopoldino decretou Feriado Municipal comemorativo da fundação do município, ato revogado pelo sucessor Pereira para satisfazer o lado "seis-de-novembrista")".
Enviado por Celso Meira

Um comentário:

  1. Cadê a filarmônica na rua, as escolas desfilando e o povo, comemorando a data mais importante da nossa Antonina?

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.