terça-feira, 6 de outubro de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA



Ontem, segunda-feira,5, participei da Audiência Pública convocada pela “Secretaria Municipal de Cultura”, sobre o PAC das Cidades Históricas. Antonina está entre as 100 cidades brasileiras, que poderá ser contemplada com recursos do PAC – se fizer direitinho os deveres de casa – para investir em melhorias no seu patrimônio histórico e artístico.
Para que isso se torne uma realidade - dentro do ritual exigido pelo Ministério da Cultura- o município teve que realizar audiência pública para diagnosticar e propor suas prioridades, para encaminhamentos de futuros projetos. A convocação foi meio acanhada, pois falta mobilização da sociedade, causada pelo descrédito em nossos políticos. Fui convidado pela engenheira Luzia Becker e me fiz presente, pois ainda acredito, que, somente através destas ações, que poderemos mudar alguma coisa e conquistar melhores dias para a nossa cidade.
Não importa se irão gostar ou não da minha presença. O que não podemos perder é a crença em nós mesmos.
A audiência foi conduzida pelo Secretário de Cultura (que não é de Cultura...é de Comunicação), que soube, com muita clareza, nos informar sobre os objetivos da audiência.
O que foi muito gratificante, foi a presença dos alunos e professores do curso de Turismo do “Brasílio Machado”, que sem dúvida alguma, contribuíram com suas propostas, no sentido de diagnósticar e indicar caminhos.
Entre as propostas que foram tiradas, vejo como prioridade, o Inventário dos Bens Culturais da Cidade, que independente do PAC, o pessoal ligado à cultura do município, deveria começar a pincelar os primeiros traços.
Nos próximos dias 30 e 31, será realizada a 1a Conferência Municipal de Cultura, onde espero que possamos contar com a participação dos nossos produtores culturais e dos grupos artísticos. É preciso se fazer presente, pois sozinho não passa de pura masturbação.
Participe!

Um comentário:

  1. Eduardo
    A Audiência Pública, sobre o PAC das Cidades Históricas, teve um ótimo aproveitamento.
    Conseguimos levantar as problemáticas e potencialidades de nossa cidade.
    O Projeto sobre os Apelidos,é muito interessante e vamos "correr atrás" para executá-lo, pois os apelidos são bens imaterias
    da cultura Antoninense, e deve ser preservado e divulgado. Obrigado , pela explanação dos mesmo na Audiência Pública.
    Um abraço
    Luzia Becker Gaspari - Engª. Civil- Sec. de Planejamenot e Obras de Antonina.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.