sábado, 30 de janeiro de 2010

Lixo...um problema de educação

O lixo podemos considerar um dos nossos maiores problemas.
Enquanto a atual administração vem tentando planejar ações mais efetivas através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, como coleta seletiva...Etc. Se faz necessário medidas urgentes que possam amenizar o problema. O uso coletivo do tal caso plástico como material coletor é uma desgraça total. A população joga os sacos em qualquer lugar e a cachorrada, mais conhecida como vira-lata - hoje rasga-saco - arrebenta as embalagens e tudo fica exposto pelas ruas da cidade.

No caso dos empresários que trabalham com alimentos a situação ainda é pior. São sacolas com sobras de comidas jogadas aleatoriamente em frente aos estabelecimentos.

A prefeitura muito bem deveria exigir das empresas que o lixo fosse armazenado em latões (metal ou plásticos) e estabelecesse horários específicos para atender estes estabelecimentos.
A Aestur, também poderia fazer uma campanha junto aos seus associados para melhorar e organizar o armazenamento desses resíduos. Merecemos uma cidade melhor e mais limpa. E as mudanças de comportamento deverão partir de cada cidadão...Se a gente não mudar...A cidade irá continuar com a mesma cara de abandono.
Quero uma cidade mais bonita... Eu faço minha parte.

Outro problema que a gente enfrenta...
Diariamente, é quando se tem uma pequena porção de resíduos - mato e folhagens - de jardins e não sabe se o que fazer com o tal saco plástico. Deixar em frente a nossa residência o coletor de lixo não recolhe alegando que não é resíduo orgânico. E daí o que fazer com ele? A maioria das pessoas colocam em seus carros e vão desovar o mato no primeiro local que encontrar.
Certo? É preciso que a prefeitura disponibilize e divulgue locais para que possamos depositar este tipo de resíduo, ou que estabeleça uma coleta específica.
Sem contar ainda com os equipamentos eletrônicos, o tal lixo eletrônico. O que fazer com minha televisão velha? Jogo aonde?

2 comentários:

  1. A questão do lixo dos restaurantes é um problema que já vem se estendendo por um bom tempo.
    No tempo em que eu era Presidente do Contur e você Secretário de Turismo, tivemos algumas reuniões com o órgão responsável da Prefeitura e não obtivemos sucesso, a desculpa era sempre a mesma “Não temos pessoal e nem equipamentos para fazer a coleta do lixo nos dias horário que vocês querem”. Isto foi na gestão passada.
    Agora nesta gestão foi falado que seria instalado (Ou construído) ao lado da atual Secretaria de Obras um local próprio para o armazenamento do lixo dos restaurantes próximos do local, e o mesmo seria feito em outros locais.
    Até o momento não foi feito absolutamente nada. Mas isto não quer dizer que os estabelecimentos não têm responsabilidade no armazenamento correto do seu lixo.
    Em reuniões da AESTUR este problema já foi discutido por varias vezes, e estamos aguardando que o órgão responsável da prefeitura nos de uma posição.

    ResponderExcluir
  2. Vai ser um pouco difícil essa situação, pois a prefeitura levou tanto lixo pra dentro dela, que agora não sabe e nem por onde começa a resolver o lixo dos outros.
    Amigo Tony....como já dizia um jornalista "isso é uma vergonha".
    Esse pessoal não tem moral e nem capacidade alguma para gerenciar nada!!!
    Fomos iludidos novamente!!!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.