sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

VALE A PENA LER DE NOVO...1980

Coluna Ponto de Vista Eduardo Nascimento
Jornal O Litoral (O Antoninense) Antonina, 26 de janeiro de 1980

Ilustração: Geraldo Leão

CARNAVAL 80

Em Antonina brinca-se o melhor carnaval do Estado. Isto todo mundo sabe e quem já participou todo ano se faz presente. As Escolas, os Blocos Carnavalescos e Folclóricos, as Escandalosas e o povo brincando bem descontraído. Ainda é a festa do povo.
Faltam poucos dias para a festa de momo, lembramos a falta de estrutura e organização do nosso carnaval. Sabemos da criação do fantasma Conselho Municipal de Cultura e Turismo da prefeitura, que não passou de portaria e que nunca funcionou. Sabemos também da falta de criação de uma comissão digna e capaz de organizar um carnaval conforme o povo merece. Isto nunca acontece. Dizem que é por falta de verba, mas não acredito.
Aqui as coisas são feitas na última hora, não tem o mínimo de organização por parte da prefeitura, mas o povo faz milagres e acaba animando como sempre. Imagine se fosse criada uma comissão para organizar realmente o nosso carnaval. Não há dúvida do sucesso.
Mas a falta de organização não é somente do poder público; é também das Associações e dos Blocos Carnavalescos que lembram do carnaval somente quinze dias antes, e ai começa a correria. É preciso maior conscientização. Carnaval é como política, tem que viver o não todo e não somente na hora da eleição.
Sabemos que a parte das finanças é muito importante, e todos deixam para angariar na última hora, e o povo fica saturado de tanta lista e livro de ouro espalhado pela cidade. É preciso novamente organizar as associações e fazer promoções durante o ano todo e se preocupar com a organização e beleza da Escola perto do carnaval. Só sei que ainda tem muita gente pagando conta referente ao carnaval passado. A solução é uma só: organizar.

Mas, apesar dos pesares, ainda temos um ótimo carnaval. A rivalidade das Escolas de Samba e a preocupação de levantar o caneco de campeã são as grandes motivações. O sangue do antoninense se agita e acaba acontecendo novamente um ótimo carnaval.
Alô,alô,alô pessoal das Escoas de Samba, Zéco, Torneira, Clio e Nelson, etc. Vamos fazer a cuíca cantar mais alto a voz do nosso carnaval. Vamos trabalhar. Ainda há tempo.

P.S. Por falar em carnaval...Será que este ano haverá decoração nas ruas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.