quinta-feira, 4 de março de 2010

Cultura e Turismo

Duas áreas sensíveis para o nosso desenvolvimento carecem de uma gestão séria e competente. Apesar de um ano e dois meses da gestão “Antonina Viva” a área da Cultura é a que mais sofreu em termos de legalidade, pois sequer o interlocutor da área, legalmente não poderia responder pela mesma, pois o prefeito ainda não soube dar legitimidade ao seu grupo gestor e tudo continua “no faz de conta”.
Apesar da situação ilegal o “responsável” pela área da cultura, tentava fazer das tripas, coração. Ao menos – apesar da falta de experiência - sempre demonstrou vontade em fazer alguma coisa, encaminhar projetos e ter um relacionamento positivo com os produtores e interlocutores culturais da cidade. Quando alguma coisa parecia que estava para acontecer, a Cultura fica acéfala mais uma vez, e agora é de direito e de fato, pois o “secretário” imigrou para as Finanças.

No caso do Turismo é o inverso. Tudo parece “meio” legalizado, pois a titular que responde pela área também deveria acolher as ações da cultura, que não a faz. Imagine uma recém chegada por aqui, ter que falar sobre a nossa cultura: “Tri Legal”. É que a Secretaria de Turismo, também é de Cultura. Só que de cultura não se faz nada. O pior mesmo é que nem de turismo, pois o relacionamento da titular da pasta, internamente e com a comunidade é quase inexistente. Com os segmentos organizados é zero. Sem contar que a tal Secretaria de Turismo e Cultura faz parte de um acordo político de campanha, e por mais que não apresente nenhum resultado satisfatório, continua sob as ordens de um pseudomandatário.

Espera-se que o prefeito Canduca tome medidas imediatas para garantir no mínimo a legalização da pasta (já que os recursos orçamentários são ínfimos) e colocar como interlocutor, uma pessoa que possa desenvolver ações voltadas a nossa CULTURA e ao desenvolvimento do TURISMO. Com simplicidade e participação.
Chega de arrogância!

P.S. Canduca, os acordões politicos acontecem, mas a sociedade não poderá pagar pela total omissão e irresponsabilidade dos seus comandados.

2 comentários:

  1. Situação bem dífícil de entender,pois no
    Carnaval o pseudo Responsável pela Cultura e a
    Secretária de Turismo ficaram fora da Organização
    do evento ,isto é inédito, e a responsável pela Secretaria de Ação Social comandou tudo.
    Sobre a migração do responsável da Cultura para
    a secretaria de Finanças ,outro absurdo,o cara
    pelo menos tem algum curso que o habilite para
    trabalhar na área? Incoerência ,conveniência...
    o prefeito agora perdeu também o discurso.

    ResponderExcluir
  2. Apenas para constar:
    a + ou - uns 6 meses,ou quase 1 ano,não vem ao caso,houve uma polemica pois o proprietário do Rest.Cantinho de Antonina foi proibido de colocar mais mesas para fora do seu estabelecimento(dentro do mercado) que seria para atender a seus clientes;por via de ciente/intimação ou intimidação foi obrigado a recuar,da mesma forma aconteceu com o Rest. Baía de Antonina;pois bem então o que signinfica "aquela banca" no meio da área de circulação de pedestres.Pergunta qual o critério utlizado para a liberação desta banca,afronta ou descaso.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.