segunda-feira, 26 de abril de 2010

Obras a vista

Se você andar pela cidade irá notar duas placas anunciando a recuperação das pinturas das casas históricas da cidade, patrocinado pelas SEDU/SEEC do Governo do Estado. Obra na cidade, principalmente dinheiro do governo do estado sempre é bem vinda.

Agora irá “recuperar” visualmente 53 prédios da cidade, na maioria propriedades privadas. Infelizmente não se sabe quais foram os critérios estabelecidos para a escolha dos imóveis. O que dá para notar é que várias “RUINAS” estão sendo pintadas e principalmente imóveis que sequer tem seus impostos IPTU pagos em dia.

Claro que queremos que a cidade fique bonita e que tenha suas casas recuperadas, principalmente pelos próprios proprietários. Mas é somente com o desenvolvimento de políticas públicas de geração de renda que iremos aumentar a circulação de dinheiro em nosso município, algo que parece não passar pelas cabeças dos nossos governantes. Não podemos e nem queremos transformar a nossa cidade na “terra do faz de conta”, em puro cenário. Recuperar nossas fachadas é importante, mas temos que também melhorar a nossa performance. Gerar mais riqueza.

Temos um patrimônio histórico arquitetônico interessante e necessitado de preservação, principalmente os imóveis que estão sobre jurisdição pública: Estação Ferroviária, Sede da Prefeitura (apavorante), Theatro Municipal e Fonte do Batel. Os melhores exemplares são de propriedade privada - Rua Vale Porto e XV de Novembro - que com muito custo (sem nenhum tipo de incentivo fiscal) seus proprietários conseguem mantê-los conservados, dando a nossa cidade a sua mais autêntica atmosfera colonial.

As últimas obras por aqui executadas pelo Governo do Estado chegaram ao seu “final”, apresentando o mínimo de qualidade e confiabilidade. Parece que tudo não passa de obra eleitoreira e superfaturada. É somente verificar a reforma do Mercado Municipal (2007) que até agora está sem as pérgulas dos espaços locados para os restaurantes. Sem falar nas goteiras e nas inúmeras falhas na construção.
O trapiche, recém entregue, então é uma piada. Fizeram uma praça em cima dos alicerces sem nenhuma estrutura funcional para qual foi inicialmente projetado. A parte elétrica ainda não funciona e a APPA/Porto de Antonina está fazendo os reparos. Que lhe melhor caberia era a fiscalização da obra.

Verbas, recursos Estadual ou Federal sempre são bem vindos. Mas é preciso seriedade e compromisso com a cidade e seus cidadãos. Façam, mas façam no mínimo bem feito. Porque transparência é zero.

Um comentário:

  1. Sobre o assunto vale lembrar que a prefeitura deve ter uma atenção ainda maior. Pois, de que adianta as fachadas pintadas em meio ao mato, lixo, ratos , buracos, lâmpadas queimadas, vazamentos, boca de lobo entupida, caiaques atracados em poças iiiiiii...

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.