domingo, 23 de maio de 2010

É o fim da picada


Quando a gente começa a vislumbrar com algumas alternativas possíveis, para recolocar a nossa cidade em um patamar de desenvolvimento, chegam notícias e aparecem indícios de ações completamente retrogradas. Agora vem a administração “AntoninaViva” com a desculpa de enxugar as despesas com pessoal, extinguindo secretarias.
É notório que muitas das pastas somente funcionam como cabide de emprego para amigos e correligionários. Mas extinguir as pastas da Cultura e do Turismo, ou deixa-las como subáreas é não entender absolutamente nada sobre administração pública e ignorar totalmente nossos valores e vocação.
Que é preciso enxugar a máquina todos concordam. Mas existem vários caminhos para diminuir o déficit com pessoal. Cortar os imorais TIDs (gratificações) dos diretores e amigos é o primeiro passo a ser tomado.
O que tudo indicaconforme fala do Secretário de Finanças na última reunião da Câmara – a pasta da Cultura deverá ser partilhada com Finanças. São áreas totalmente antagônicas, que precisam de dedicação exclusiva e fins bem definidos. O que nos parece é que a atual administração não tem credibilidade. Falta pessoal competente e de confiança para assumir os cargos de relevância, e se apóia na desculpa de juntar pastas para economizar. Estão criando secretarias para pessoas e não para atender as necessidades do município.

É muito estranho que a tal propensa reforma, somente comece acontecer após os pedidos de demissão de grande parte do secretariado. Por que até então, tudo parecia um mar de rosa.

Quanto ao turismo, o que tudo indica deverá ser uma subárea de uma tal Secretaria de Desenvolvimento. Junto com Bem Estar Social, mais Indústria e Comércio. Se o Turismo for considerado uma subárea, além de matar a galinha dos ovos de ouro, não terá nenhuma autonomia, muito menos pessoal capacitado e bem remunerado que possa no mínimo desenvolver alguma coisas.

A indagação maior é quem de sua equipe tem o perfil para comandar uma “super secretaria?” Bem, o mais polivalente de seus correligionários, infelizmente faleceu a semana passada, o Tube, que além de confeiteiro, era artista, construtor, pastor e tudo o mais. Desculpem a brincadeira.

Se realmente se faz necessário uma reforma administrativa, que se faça com critério e coerência. Não é preciso inventar a roda, pois ela já foi há muito inventada e podemos muito bem utiliza-la. Educação, Cultura e Esporte; Indústria, Comércio e Turismo; Administração, Finanças e Planejamento; Saúde e Ação Social; Obras; Agricultura e Meio Ambiente. Aí estão seis secretarias, com meios e fins confinantes.

Caso nosso alcaide insista no absurdo e envie para a Câmara tal proposta, somente nos resta a não aprovação por parte dos vereadores. Foro natural de discussão e aprovação das reformas. Queira “Deus” que o homem não tenha preguiça de pensar um pouquinho e no mínimo aceite parte do que propomos. Pois, como dizia nosso poeta maior: “Passarinho que dorme com morcego, acorda de cabeça pra baixo”. Reformas, mas com critério e inteligência.

10 comentários:

  1. Caros,
    O que tenho a lhes dizer sobre tudo isso é desanimador, mas verdadeiro:" PAU QUE NASCE TORTO NUNCA SE ENDIREITA"
    Vote em candidato do litoral!
    MEU VOTO NÃO SOBE A SERRA.

    ResponderExcluir
  2. Sr.Eduardo,venho informar-lhe que a iluminação publíca está concluída,até na cancha da feira mar que andava as escuras,houve melhoras.Sei q o q foi feito não é mais q a obrigação da prefeitura,mas não vivemos somente de criticas,aguardo um comentário positivo em seu blog,relacionado a iluminação,obrigado !

    ResponderExcluir
  3. Olá Gilson, funcionario responsavel pela iluminação pública da nossa prefeitura. Reivindicar que sejam colocadas lâmpadas em logradouros públicos não é criticar. Aliás, até que enfim fui atendido. Desde fevereiro venho solicitando a colocaçao de quatro lâmpadas na Feira Mar e depois de muito vai e vem e empurra-empurra, finalmente foram isntalados quatro refletores. Agora vamos melhorar a iluminação daquela quadra, pois a iluminação na praça, animou as crianças a praticarem esporte a noite.
    Os servidores públicos estão ai é para atender nossas solicitações, pois agradecemos quando pagamos nossos impostos. Bom trabalho.
    Agradecem os moradores da região. Agora é conservar.

    ResponderExcluir
  4. Olá Eduardo,desculpe a franqueza mas quando vc faz criticas a prefeitura parece q está com uma metralhadora nas mãos,atora pra todo q é lado não perdendo um alvo possível e sempre municiado para uma batalha,uma guerra até quem sabe o armagedon,mas para dizer simplesmente q um setor da prefeitura está funcionando a contento parece q é dificil para vc admitir isto. Para fazer criticas vc publica em seu blog,em letras garrafais,em sua pagina principal,mas para dizer q o setor de iluninação publica está funcionando edita aqui escondido em comentários,parece não ser reconhecido pela sua pessoa o bom andamento deste serviço

    ResponderExcluir
  5. CAro Gilson...de novo. Aqui é o lugar dos comentários. Elogios é muito bom quando parte espontaneamente das pessoas, e acredito que sei muito bem comparar serviços de qualidade e de excelência. Claro que gostei da iluminação e até ja estamos providenciando a instalação de duas traves com rede e tudo para a criançada bater uma bolinha durante a noite.
    Quanto o que publico em meu blog e exclusivamente de minha vontade e responsabilidade. Infelizmente parece que o senhor tem dificuldades em diferenciar crônicas com críticas, ou cobrança com críticas. Cobrar serviços de qualidade é um dever meu como cidadão em pleno exercício, principalmente quando se faz parte de um grupo que acreditou em mudanças e até o momento pouco se vê. Até para trocar uma lâmpada o desgaste é enorme e as pessoas esperam confete. Que pequenêz. Vamos fazer o pequeno e pensar grande?
    Estou esperando a criançada utilizar a quadra agora iluminada para que eu faça uma matéria sobre a reutilização do espaço.
    Quero aproveitar a oportunidade - sabendo que voce ira abrir o blog - e solicitar seus préstimos na poda da árvore que faz sombra na quadra e ilimina metade da luz dos refletores.
    Grato pela atenção. Agradeço sim a Secretaria de Obras.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  6. conto com sua ajuda para a poda das arvores,para ve-lo produzir algo de util pela cidade

    ResponderExcluir
  7. Caro Gilson, aproveitando já que você é o atual responsável pela iluminação publica,gostaria de solicitar a você que troca-se as lâmpadas queimadas da praça Cel. Macedo e do poste da Rua Valle Porto em frente ao N 218.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  8. va na prefeitura,protocole seu pedido

    ResponderExcluir
  9. Caro Gilson, seja coerente faça o que pedimos. Você passa quase todas as noites com o caminhão pela Rua Valle Porto, e ainda não observou as lâmpadas queimadas da Praça Cel. Macedo e a luz do poste que fica piscando na Rua Valle Porto.
    A iluminação publica não é da minha responsabilidade “Você é pago pra fazer o serviço”, só estou cumprindo a minha obrigação de cidadão.

    ResponderExcluir
  10. Iluminação x prejuizo.
    Caros, em menos de 15 minutos observei duas barbaridades em frente ao col. Brasilio Machado.1°)retirada de um dos três refletores. Para onde vai já que estamos tão próximos do encontro de carros antigos, vestival de inverno e festa de Agosto?
    2°-Essa é bem pior, por descuido do profissional que realizava o serviço derruba la do alto uma daquelas lentes proteção de acrílico, só na quadra do col. ja faltam mais duas. Vai ficar assim mesmo? Quanto custa uma ?

    Meus Paaaarabens!!!!!!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.