quinta-feira, 24 de junho de 2010

LIXO É O PROBLEMA

Não é nenhuma novidade que o lixo é o grande problema do nosso século. Mas não vamos entrar no mérito da questão. Se o lixo é realmente um problema temos que fazer alguma coisa para resolver ou minimizar suas consequências.
A coleta de lixo é de responsabilidade da prefeitura. Por aqui ainda não contamos com um programa de separação e reciclagem. Nem ao menos sabemos qual o horário em que o caminhão recolhedor de lixo doméstico passa em nossa rua e bairro.
A prática adotada de se empacotar o lixo orgânico doméstico com sacolas plásticas é o maior mal do século que se transforma em mais um lixo.
Um processo de reeducação junto com a comunidade e principalmente com as crianças – maiores agentes responsáveis pela mudança dos hábitos dos adultos – é preciso urgentemente ser iniciado pelo poder público ou pela sociedade organizada. Não dá para continuar jogando milhares de sacolas plásticas nas ruas a espera de quem recolha. E quando é que passa esse tal caminhão. Domingo tem recolhimento de lixo?
Com a falta de um sistema mínimo de organização, seleção e recolhimento, o simples despejo do lixo doméstico nas ruas, contribui para que a cachorrada, mais conhecida como vira-latas - hoje seriam identificados como rasga-sacos – faça a festa e torne ainda mais desagradável a aparência da cidade.
As lixeiras de ruas colocadas pela atual administração, que deveriam servir para depositar pequenos objetos descartáveis dos transeuntes, são inadequadamente utilizadas pelos moradores e até certos empresários depositam suas sobras.
Se cada um fizer a sua parte, sem dúvida teremos uma cidade mais limpa e agradável. Não deposite lixo em frente a sua casa nos finais de semana. A vítima sempre será você.
Telefone para a prefeitura e procure saber qual o horário em que o lixo será recolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.