sábado, 10 de julho de 2010

MEMÓRIA DO FESTIVAL

O primeiro Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, foi realizado em Antonina no periodo de 30 de junho a 7 de julho de 1991.


O cartaz do primeiro festival foi elaborado por um estudante do curso de Desenho Industrial: Alexandre Costa.


Foto da inauguração oficial do primeiro festival pelos senhores: Leopoldino de Abreu/Prefeito Municipal; Reitor Carlos Alberto Faraco e Pró-Reitora Márcia Scholz de Andrade Kersten.


Espetáculo de abertura do festival com a Orquestra Juvenil da UFPR. A apresentação aconteceu às 10 horas da manhã.

"Despertava-nos a necessidade de se criar um projeto que viesse atender as aspirações do público universitário nas áreas do fazer e do refletir artístico e de romper com as tradicionais atividades localizadas de sala de aula, forte característica da instituição. Mas o projeto para ser marcante, precisava de novos ingredientes, de carácter contínuo, descentralizador, extencionista e comunitário, que reunisse os mais diversos fazeres artísticos, num envolvimento permanente, intenso e vibrante, de muita troca de criatividade. Isso se chama Festival"

Prof. Eduardo Nascimento
(texto extraído do livro: Festival de Inverno da UFPR, 11 Anos de Cultura, Arte e Cidadania. 2002)

Quando o solo, a semente e os semeadores se entendem, a árvore da bons frutos e boa sombra por muito tempo. Tenho dito.

4 comentários:

  1. Quando um filho nasce o pai se enche de orgulho.
    E só passa uma coisa pela sua cabeça, ele vai crescer e se tornar uma pessoa valorosa com grandes qualidades e virtudes.
    Com o passar dos anos, aquilo que você almejava para o seu filho vai acontecendo aos poucos, ano a ano ele fica mais bonito e forte.
    É só alegria....
    Até que um dia contra a sua vontade aquela força e beleza começaram a deixar de existir, como se algum tipo de droga estivesse corroendo a sua alma.
    E você acaba se perguntando, o que está acontecendo com o meu filho que eu criei com tanto amor e carinho, que eu lutei e trabalhei tanto para que ele se desenvolvesse e se tornasse cada ano melhor.
    Você tem a solução, mas não depende só da tua vontade, o seu filho também tem que querer voltar a ser um filho bonito e forte, como você sempre desejou...

    ResponderExcluir
  2. EDUARDO
    ADOREI VER ESTA FOTO DA ABERTURA DO 1º FESTIVAL. LEMBRO-ME DOS PREPARATIVOS, POIS PARTICIPEI ATIVAMENTE DA ORGANIZAÇÃO PELA EQUIPE DA PMA.
    ABRAÇOS
    LUZIA

    ResponderExcluir
  3. 20 anos! Hoje posso contar para minha filha com muito orgulho que tambem participei da organização do I Festival pela equipe da PMA. Guardo com muito carinho os certificados de participação do I e II Festival. Parabens Antonina, Parabens UFPR e Parabens ao Professor Eduardo Nascimento, O idealizador desse grande projeto.

    ResponderExcluir
  4. Pô Mamed...que saudades. Lembra-se daquele Opala único e velho que a prefeitura tinha. Que empacava no meio da rua e a gente tinha que empurrar. Tempos dificeis mas a gente fazia com o maior "tesão". Valeu...Você faz parte desta história.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.