segunda-feira, 26 de julho de 2010

VALE A PENA LER DE NOVO

Publicado no blog em 23 de maio de 2002
DEITADA A BEIRA DO MAR...

Já cantava os versos do poeta ao deslumbrar a grandeza paisagística da nossa cidade. Uma pequena cidade a beira mar, que tem, claro, o mar como elemento diferenciador das outras localidades. Por ser fundo de baía também preserva determinadas características peculiares, como os manguezais, as faixas das marés que baixam e os visíveis assoreamentos provocados pela própria natureza e pela atuação desequilibrada do homem. De qualquer ponto em que se possa enxergar o nosso pequeno povoado, a harmonia topográfica das nossas construções, tangenciam a linha divisória das águas da nossa baía, criando um verdadeiro cenário de presépio.

Semana passada resolvi olhar a cidade mais do alto, convidei uns amigos e subimos até a pedra da “Bela Vista”. Quinze a vinte minutos para subir o morro (a idade já começa fazer a diferença), no início tentei ver de perto a tradicional e histórica Fonte da Laranjeira, ela ainda está lá resistindo ao tempo e ao abandono. Já foi ponto de romarias nos anos 40, romeiros vinham de várias localidades para ver a santa no fundo da água da fonte. Lembro muito bem quando criança, sempre encontrava por lá objetos “ex-votos” deixados como prova da graça alcançada. Fotografei o estado em que se encontra a Fonte e segui caminho.
Em 1996 o Governo do Estado melhorou o acesso até a pedra, construiu rampas, escadas, canaletas para escoamento das águas e até um mirante “reforçado”, com isso tornou um ponto mais acessível aos turistas e a própria comunidade. Dá tristeza de ver a situação em que hoje se encontra o referido caminho, árvores caídas, canaletas entupidas com lixo e folhas, a grama deu lugar para o mato que tomou conta e o pior mesmo é que ao chegar você encontra o mirante todo quebrado, abandonado, com indícios muito visíveis de vandalismo. Mas lá em baixo...bem lá em baixo, a gente vê e deslumbra com a beleza da nossa querida Antonina. Sua pequena baía emoldurada pelas montanhas da serra do mar, seus manguezais, dezenas de pequenas residências e um minúsculo porto. É muito lindo, e vale a pena – apesar do esforço e do abandono - subir até o Morro da Pedra e ver a nossa cidade de outro ponto de vista. Um pouquinho de longe.

Com tanta beleza que a nossa cidade tem não dá para aceitar passivamente a situação de abandono e o descaso com que a atual administração vem se comportando. Não é preciso falar muito, é só olhar as imagens e perceber. Está aí, e digam que estou inventando. Hoje não existe em nossa cidade sequer um ponto, equipamento urbano ou logradouro público que esteja em perfeitas condições de uso, limpeza e conservação. Eu desafio a administração a me mandar uma foto atual de qualquer ponto da cidade que esteja em ordem, bonito, que nos dê orgulho de sermos parte dele. A gente não entende como é que esta tal prefeita administra, o que infelizmente se sente é o total descaso pela cidade, a falta de amor pelas pequenas coisas. Um banquinho ali, uma lixeira, uma pintura nova, um aparar da grama, uma praça iluminada, um olhar de amor pela cidade. É tão pouco, mas é preciso fazer.

Prefeita, tá difícil conviver com a sua inoperância e o mais triste é pensar que teremos que agüentar a sua má vontade e incompetência por mais dois anos. Por favor, faça alguma coisa de bom e visível para nós, não estamos pedindo nenhum favor e muito menos temos visão paternalista, mas estamos democraticamente cobrando o nosso direito em ter uma vida um pouco melhor, de ser mais felizes, com uma cidade melhor e mais bonita.
Falta de pessoal não é, pois tem secretário para tudo: Obras, Meio Ambiente, Turismo, Educação, Indústria e Comércio, Saúde, Administração, Comunicação e até da Cultura. Ou esses cargos são somente para atender os amigos e melhorar a renda da família? Será que com 600 funcionários na prefeitura não conseguem atender a nossa pequena demanda de exigências? Ou a senhora não sabe comandá-los?

Sob a tutela divina da senhora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.