segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Histórias e Estórias III


Foto em torno de 1960. Tropa na Praça Cel.Macedo. Autor Desconhecido.

A nossa Tropa Vale Porto

Sete de setembro sempre foi uma data comemorada por nós. Além da Independência, os escoteiros da Tropa Vale Porto também comemoravam o dia da sua fundação, que aconteceu em 1938. Maneco Picanço convocava a tropa e já no início do dia, 5h da manhã, saíamos da Caserna, com meia dúzia de tambores rotos, acompanhado pelo mestre Albari no trombone, fazendo a tradicional alvorada, dando início as comemorações do dia da pátria. Após a alvorada a tropa fazia uma visita ao cemitério Bom Jesus do Saivá em homenagem ao “escoteiro morto”, onde seu Maneco relatava, com muita sabedoria, as aventuras e histórias até então ocorridas.
Às nove horas, a concentração acontecia na Praça Coronel Macedo. Onde a tropa tinha lugar cativo e privilegiado. Depois dos calorosos discursos feitos por personalidades e políticos importantes, era dado início ao desfile escolar e militar pela rua Barão de Tefé, hoje Carlos Gomes da Costa.
A tropa como sempre abria o desfile e depois ajudava no monitoramento e na organização. Permanecendo até o último grupo desfilar. Já às 13horas chegávamos na caserna, bradávamos nosso grito de guerra e íamos cada um para suas casas, esfomeados após mais de dez horas de atividades.
No dia seguinte também tínhamos uma intensa programação a cumprir. Todos os anos, de trem ou de caminhão fazíamos um passeio até a vizinha Morretes, para participar das comemorações da padroeira da cidade Nossa Senhora do Porto. Quando íamos de trem, ou era de segunda classe ou até de vagão cargueiro, gratuitamente cedido pelo agente da R.V.P.S.C., mas que íamos...Íamos. Em certas e raras ocasiões a prefeitura local nos brindava com um lanche no Bar Barril, em plena Rua XV de Novembro. Cantávamos um Quebra-Côco na Praça Rocha Pombo, seguida de uma visita a Igreja Matriz e às 17 horas embarcávamos para retornar a Antonina.
Pequenas lembranças dos anos sessenta, do século passado.

©eduardonascimento
A nossa Tropa Vale Porto
Foi a primeira em Antonina
Ela orgulha o seu nome
E a todos ela anima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.