domingo, 7 de novembro de 2010

E por que não?

Qualquer cidadão um pouco exigente e defensor dos seus direitos, sempre se perguntam por que as coisas em nossa cidade não acontecem? Quando alguma interferência começa aparecer, uma obra, por exemplo, independente do seu tamanho ou importância, fica sempre pela metade. Quando as ações públicas de alguém se destacam, a turma de choque – na maioria puxa-sacos e incompetentes – começa um processo de asfixia contra o destacado empreendedor. E tudo continua como dantes, sem a mínima qualidade dos serviços públicos prestados.
Não dá realmente para entender, por que o poder executivo não consegue sequer manter um serviço de limpeza pública a contento, ou seja, um sistema simples, mas inteligente de ações que torne a aparência da nossa cidade melhor, com isso melhoraria sensivelmente a qualidade de vida de todos, e o olhar dos nossos visitantes sobre a cidade. Todos seriamos mais felizes.
O que notamos com tristeza, é que os grupos que “lutam” para conquistar o poder, depois de eleitos constituem-se verdadeiros “grupelhos”, incompetentes e antidemocráticos, que visam tão somente se beneficiar da caneta, para sustento próprio, garantindo assim, uma boa e polpuda poupança para ser consumida pós-gestão. Enquanto que para a cidade, sequer apresentam um planejamento estratégico, no mínimo para a sua gestão.
Não é preciso ser um “expert” em administração pública para concluir que convivemos no limiar da mediocridade.
E daí o que fazer? Ficarmos esperando mais uma eleição para que possamos transferir a árdua tarefa da transformação para outro prefeito, ou grupo? Ou começarmos a interagir independentemente da vontade política? Cobrando resultados dos governantes e participando mais ativamente de grupos independentes?
Pessoalmente já provei um pouco de todos estes ingredientes e formas de agir. Mas confesso, que temos um problema insolúvel, que é a dificuldade em agregar pessoas para uma atividade política – não estou falando em partidária – construtiva.
E daí? Pergunto novamente. Como reagir frente à inoperância do poder público e a apatia da sociedade? Será que somente através da educação que encontraremos um novo caminho para o aperfeiçoamento dos nossos políticos, que juntos com a sociedade possam construir uma cidade mais organizada e feliz? Não sei. E você sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.