terça-feira, 16 de novembro de 2010

Serviço PÚBLICO

Os serviços públicos deveriam – por obrigação – ser de qualidade. Desde uma simples informação sobre como pagar os impostos, ou onde se dirigir para obter informações sobre serviços. Parece que nossos servidores públicos – com raras exceções – perderam o desejo de bem servir e foram contaminados possivelmente, pelas administrações que esqueceram de valoriza-los e melhor capacitá-los. Com isso todos perdem, principalmente o contribuinte quando se dirige a uma repartição pública em busca de um serviço.
Nossa prefeitura é a campeã disparada da desinformação e dos serviços pela metade, quando tentam fazer. Parece mesmo que existe um pacto entre as autoridades que fingem que mandam, os servidores que fingem que fazem, e os contribuintes que também fingem que está tudo bem...Mas não bom!

Ainda sobre a Sinalização de trânsito


Vou pegar como exemplo a situação que atualmente venho presenciando, junto à prefeitura, para a implantação de mão-única na rua que resido. Foi encaminhado um abaixo assinado, referendado por todos os moradores, protocolado como manda o procedimento. Vinte dias após fui ao protocolo da prefeitura para obter uma resposta, e após muita procura – não existe sistema informatizado de protocolo – me informaram que estava no gabinete. Fui ao gabinete para tomar ciência do processo, mas não souberam me informar sobre o paradeiro do documento. Tive que deixar uma fotocópia do doc. no Gabinete do Prefeito, para que alguma ação pudesse ser iniciada. Horas depois, recebi informação que o prefeito já havia encaminhado a Secretaria de Obras. Dois dias após, foram colocadas as placas de sinalização.
Placa colocada/Sinal errado
Os moradores da rua ficaram satisfeitos por terem suas reivindicações atendidas, mas, com um olhar mais técnico, começamos a notar que as placas indicativas não obedeciam a lei de trânsito e será preciso troca-las com o desenho correto de PROIBIDO CONVERSÃO A DIREITA. Também é necessário a colocação de placa indicando o lado PROIBIDO ESTACIONAR. Ou seja, não completaram o serviço e liberaram a rua, numa total irresponsabilidade.

Placa sinal correto/precisa ser trocada
Não é preciso ser um engenheiro em sistema de trânsito, para se providenciar uma pequena orientação de tráfego inteligente. Sistema, como o nome diz é um conjunto de fatores que devera interagir para facilitar ou piorar uma determinada missão. Quando uma cidade se propõe na implantação de um sistema, seja ele qual for, se faz necessário primeiramente um estudo, é claro, e lentamente pode-se ir construindo, mas sem liberação, pois poderá causar atritos, distorções, ou qualquer tipo de perturbação a comunidade.
No caso de sinalização de trânsito com mudança de comportamento, a maneira é muito simples: a) preliminarmente envolve os moradores da via com uma consulta; b) colocam-se as placas cobertas para não serem identificadas; c) checam-se as entradas e saídas e a viabilidade de um bom tráfego; d) colocam-se placas e cavaletes indicando as mudanças; e finalmente... e) tornam as placas visíveis para os transeuntes. Aí dá para começar pensar em sistema. Caso contrário à própria população irá pixar e arrancar as placas, depredando seu próprio patrimônio.
Realmente, tudo parece muito difícil, quando não se tem vontade. Muita gente para mandar, poucos para fazer e nenhum para planejar.
Placas instaladas aleatóriamente e pixada pelos descontentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.