terça-feira, 14 de dezembro de 2010

VIVA O VERÃO

Ontem foi dada a partida para a temporada VERÃO 2011. Nossa região deverá receber aproximadamente mais de um milhão de visitantes, principalmente nos locais de praia. Antonina e Morretes contam com logradouros que também podem proporcionar bons momentos de laser e praia, são seus belos rios nascentes na Serra do Mar.
Mas o que foi feito para melhorar o convívio do turista em nossa cidade durante a temporada? A pergunta é dirigida para todos, do pequeno empresário que depende em parte da temporada, como também da administração pública, que tem obrigação em preparar e melhorar a infra-estrutura e os serviços da cidade.
Não acredito que muita coisa tenha sido feita. Nossos empresários, principalmente os ligados à gastronomia e hotelaria, fazem das tripas coração, na tentativa de manter suas empresas operando, com certa qualidade durante o ano inteiro. Já na prefeitura parece que ainda não se acharam e que o turismo é coisa de outro mundo.
Ainda não conseguimos entender que o trabalho de construção tem que ser coletivo. É preciso apoio total do público para dar sustentabilidade e incentivo aos empresários e também até cobrar melhorias nos serviços.
Entra gestão e sai gestão e tudo fica no: Vamos fazer. Mas, pouco ou quase nada acontece.
O que realmente é visível, são obras e reformas iniciadas sem acabamento. Praças e logradouros abandonados, serviço de informação e limpeza pública deficiente...Etc...Etc...Etc. Bem já cansei de falar dessas coisas. Mas assim mesmo podemos oferecer bons momentos aos nossos visitantes. Temos uma boa gastronomia e “casas” bem equipadas. Nosso patrimônio cultural arquitetônico, graças ao capricho de dedicados proprietários e de um projeto do Governo do Estado, está conservado e com pintura renovada. Temos uma musicalidade impecável e continuamos com um ar romântico de presépio, como dizia minha querida professora e crítica de arte, Adalice Araújo.
Mas se não conseguimos fazer com que o pessoal da prefeitura enxergue um palmo à frente, temos que fazer a nossa parte. Cortando o mato da nossa rua, não colocando lixo doméstico nos finais de semana e dando boas findas aos visitantes. Ao menos temos fama de hospitaleiros. E Viva o Verão!
Belo exemplar do casario colonial da Rua XV de Novembro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.