domingo, 6 de fevereiro de 2011

FESTA DO CARANGUEJO

Portal do Evento 14h domingo 6
Tem caranguejo?
Tem sim senhor. É só esperar um pouco.


FESTA DO CARANGUEJO 1
Neste final de semana foi realizada pela prefeitura a Festa do Caranguejo.
Numa cidade que não recebe tratamento mínimo necessário para se tornar atrativa durante o ano inteiro, tem mais é que viver dos seus eventos. Ao menos parte da cidade é mais bem tratada e melhora sua aparência.
A iniciativa não deixa de ser interessante, pois reaviva um evento que estava sendo esquecido e aquece nossa frágil economia no final de semana.
Cinco tendas foram montadas enfrente ao Mercado Municipal, com a capacidade de atender mil pessoas. A clientela ouviu os apelos anunciados pela RPC, jornais e blogs e desceu a serra para saborear o crustáceo, quase em fim de temporada.
 FESTA DO CARANGUEJO 2
O que achei estranho, desde o início da divulgação, foi a comercialização ter ficado sobre responsabilidade das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos. Fazer uma festa seja lá qual for seu produto, quem deveria estar diretamente ligado seriam os produtores e comerciantes da área. Quando o segmento diretamente ligado não é parceiro, a fórmula não é de fácil fluência e se rompe. Se o objetivo do evento era divulgar o nosso carnaval, deveriam promover um Concurso de Sambas Enredos, por exemplo. E não um outro tipo de produto.
O pessoal das Escolas e Blocos Carnavalescos teriam mais é que estar trabalhando seus enredos, suas baterias e alegorias e não ficar cozinhando e vendendo caranguejo. Imagine o contrário, fazer um Concurso de Fantasias e obrigar o pessoal da Colônia de Pescadores ficar responsável por todo o ritual. Até poderia ser interessante, mas não é sério.
Também não é producente, muito menos democrático, obrigar as Escolas e Blocos a participar do evento, criado em gabinete a gosto de uns malucos de plantão. Muito menos usar do poder, coagindo os carnavalescos.
FESTA DO CARANGUEJO 3
Pensar uma festa não é simplesmente armar barracas e chamar pessoas. É preciso ter uma visão ampliada do universo do evento: oferecer o produto com qualidade e abundância exatamente no momento em que o cliente solicitar; acontecer em espaço adequado, limpo permanentemente e com serviços de atendimento rápido e de qualidade. Também deveríamos oferecer um sistema de tráfego com sinalização adequada e ampla área de estacionamento, recepção, sanitários...Etc.
Quando a festa é em uma cidade, é mais ou menos parecido como fazer uma festa na casa da gente. Tem que pensar em tudo, e não ficar somente preso na churrasqueira. A sala deverá estar limpa, bem iluminada, com poltronas em condições de uso. E o banheiro impecável. Nosso convidado irá sair muito contente e divulgará nossa hospitalidade.
Caso contrário, nunca mais poderemos contar com aquela visita e falará mal para mais 17 (dados do Sebrae).
Quando a gente não sabe trabalhar tal estratégia contrata alguém especializado no assunto, para não dar vexame.
FESTA DO CARANGUEJO 4
Hoje fui dar uma olhada no evento, lá pelas 14 horas, momento que deveria contar com lotação total. Acompanhei alguns amigos que estavam degustando o produto, mas a reclamação era geral, pois o CARANGUEJO, protagonista da festa sumiu. De vez em quando aparecia o prefeito com um saco em mãos para atender o público que pacientemente aguardava o tão desejado e anunciado crustáceo. Dezenas de pessoas deram meia-volta e saíram xingando a todos, até a mim, como se eu tivesse alguma culpa. Aliás, indiretamente também tenho.
Se o prefeito teve que carregar os sacos de caranguejo, imagino que parte de seu secretariado deveria estar no mangue catando as “aranholas” para o vexame não ser ainda maior.
A festa não deixou de ser interessante. O local é apropriado para eventos daquele porte e poderia ser definitivamente alencado como um espaço de eventos. Sua localização é privilegiada, ao lado do Mercado Municipal, de uma Praça, da Rodoviária, do Trapiche e principalmente do Mar. Equipamentos que bem trabalhados irão melhorar o conjunto das ações que vier a ser programada. Aliás, a palavra correta seria planejada.
Que fiquem as orelhas e se percam os brincos. 
Fazer alguma coisa é muito bom, fazer bem feito é melhor ainda.

2 comentários:

  1. Extra, extra, extra..., procura-se o ator principal da peça teatral que se realizou neste ultimo fim de semana em nossa cidade com o nome de “O CARAGUEIJO SUMIU”, e o pior que sumiu mesmo, e quem veio assistir a peça ficou P... da vida.
    Brincadeiras à parte, espero que os erros que foram cometidos neste evento sirva de lição e que não seja repetido no próximo.
    Aprender com os erros é muito bom desde que eles não se repitam agora insistir nos erros já é incompetência.

    ResponderExcluir
  2. O movimento na cidade foi ótimo, muita gente desceu a serra para prestigiar a Festa do Caranguejo.
    Os restaurantes da cidade agradecem, o movimento foi ótimo tanto no sábado como na domingo, só tem um problema, o nosso ouvido não é pinico, ouvimos várias reclamações das pessoas que vieram prestigiar o evento, “Acabou o caranguejo, a cerveja tava quente fomos mal atendidos e assim por diante” ainda bem que os restaurantes da cidade deram conta e amenizaram a situação.
    “FAZER EVENTOS É PRECISO, PLANEJAR TAMBÉM É PRECISO”!
    Ass. Restaurante Buganvil

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.