quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

REPRISE À VISTA?

Por razões das mais diversas muitos capelistas precisam viver fora da terrinha e, para não perder o contato, acompanham o dia a dia através das ondas sonoras da Rádio Serra do Mar - pelo menos aqueles que estão a 70, 80 quilômetros de distância. Outros, mais afastados, seguem pela internet. Assim fazendo, os laços continuam atados porém nas mentes dos ouvintes uma constatação se torna inevitável: existem duas Antoninas! Uma situação inusitada, divertida ou revoltante, a provocar riso ou choro, a magoar ou deslumbrar os corações.
Havia um acordo entre a prefeitura e a emissora para dar publicidade tanto das ações como também das engabelações canduquianas.
Nas manhãs das quartas-feiras, o burgomestre Canduca e fiéis escudeiros, por uma hora nos faziam vislumbrar uma Antonina maravilhosa, cheia de vida, e seus habitantes maravilhados com os resultados positivos de uma administração avaliada pelos apresentadores como competentíssima.
Já  nas tardes das quintas-feiras, quando se deu oportunidade ao povo guarapirocabano de contestar e malhar os judas fora do sábado de aleluia, a Antonina mostrada era completamente diferente da versão oficial. O programa Boca no Trombone, sem patrocinadores, frise-se, evidenciou descalabros administrativos, decisões destrambelhadas e o pouco empenho de prefeito, secretários, assessores, vereadores etc na tentativa de resolução dos problemas da comunidade. Todas as semanas o cenário montado num dia era desmontado no outro. Até parecia que não se tratava da mesma cidade.
Pois bem, havia um acordo. Mas nesta quarta, 2 de fevereiro, nem prefeito nem áulicos convidados compareceram ao estúdio para levar ao ar um novo capítulo da estória capelense. Os ouvintes telefonaram, os atendentes anotaram as perguntas a procura de respostas e o horário foi preenchido com músical variado.
E o que se pode deduzir dessa atitude?
A equipe Antonina Viva percebeu que não adianta mais tentar vender ilusões à população? Quebrou o carro dos sonhos?
A equipe Antonina Viva pode repetir a estratégia de um tempo sombrio e pressionar com ameaça de corte publicitário para que o Boca no Trombone se "elimine"? 
Nada demais especular sobre o passado para olhar o futuro: lembrai-vos do Na Boca do Povo quando comentários contundentes perturbaram tanto o sono moniquense que o pároco de então foi convidado a trabalhar noutra freguesia.
Resta saber qual das Antoninas sobreviverá: a das quartas ou a das quintas?



Enviado por Celso Meira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.