terça-feira, 29 de março de 2011

BOAS NOTÍCIAS


Por Daniela Meres*
Há mais ou menos três anos, conheci um jornal inglês chamado “Positive News” – em português: Notícias Positivas. Lançado em 1997, o jornal tem como principal propósito fortalecer na mídia iniciativas de pessoas, comunidades, empresas e Ongs que se dedicam e trabalham a favor da paz, da sustentabilidade e de uma economia mais justa no mundo todo. Infelizmente, tais temas são pouco citados e abordados nas grandes mídias com real poder de influência e capacidade de espalhar informação.
Num momento de grandes catástrofes no mundo e perto da gente, como as chuvas e enchentes no litoral do Paraná, é absurdo o número de notícias e reportagens que destacam os acontecimentos de forma negativa, destrutiva e muitas vezes nos faz sentir impotentes – não há nada o que fazer, já foi tudo destruído e agora só nos resta esperar que o Governo tome alguma atitude ou rezar para parar de chover.
Relatar o que está realmente acontecendo nas cidades, reconhecer o sofrimento das vítimas, alertar sobre as necessidades de cuidado nas estradas por conta das quedas de barreiras e pontes são atitudes importantes e necessárias nos primeiros momentos, até para evitar qualquer tipo de frustração e acidente nas regiões mais afetadas.  Mas, mesmo depois de tanto caos, não podemos resumir o lugar, suas histórias e suas imagens apenas em coisas ruins. Lendo diversas matérias, tenho me perguntado: onde foram parar as notícias positivas? Como fica a imagem de um destino turístico reconhecido nacionalmente por suas belezas naturais, histórico-culturais e suas praias, depois de tantas imagens e notícias negativas?
Neste ano de 2011, a Adetur Litoral (Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná) – Governança de Turismo da Região – vai completar quase seis anos de trabalhos e ações no litoral envolvendo mais de 200 empresários dos sete municípios, em projetos com o Ministério do Turismo, a Secretaria de Estado do Turismo, o SEBRAE-PR, as prefeituras dos Municípios e a comunidade local, totalmente direcionados em consolidar a região como Destino Turístico Nacional e Internacional do Brasil. A nossa dedicação se faz em prol de uma oportunidade de gerar renda e negócios na região com sustentabilidade, incentivando e valorizando o desenvolvimento do potencial turístico, com a perspectiva de fortalecimento de redes locais, e um melhor aproveitamento das áreas protegidas. Áreas estas, reconhecidas mundialmente pela Unesco como Patrimônio da Humanidade por guardar um dos maiores remanecentes de Mata Atlântica contínua no Brasil.
Apesar de alguns desafios e impactos ocasionados por imagens e notícias negativas, faço um convite a todas as pessoas que guardam memórias de viagens, encontros e experiências positivas do litoral paranaense a fazer um resgate interno. Vamos reconstruir a imagem desse lugar que tanto nos acolhe e enriquece como paranaenses e como povo brasileiro. Se sentirem vontade de ir até lá visitar amigos, familiares, almoçar em algum restaurante, ajudar nos trabalhos voluntários, levar doações, passear pelas praias e baías, ouvir contos e histórias, saibam que atitudes simples assim farão diferença. Além de colaborar com a região em um momento de dificuldade, isso nos aproxima de pessoas, lugares e histórias que certamente nos transformarão e nos ajudarão a resgatar um sentimento de pertencimento a algo maior, onde o que mais importa é a vontade de se doar para poder compreender e aprender com o diferente.
E voltando às notícias positivas, a Gondwana, junto com parceiros locais tem várias opções de roteiros, atividades de lazer e também trabalhos voluntários que podem ser realizados no litoral do Paraná. Além disso, se você está pensando em ir para o litoral na Páscoa, não mude seus planos. Agora você tem mais razões para ir em frente e fazer dessa viagem uma experiência diferente. As estradas já estão sendo restauradas e o fluxo de carros normalizado. Tem barco novo saindo de Morretes direto para a Ilha do Mel, tem várias iniciativas de turismo de base comunitária em Antonina e Guaraqueçaba para visitar. Em Guaratuba, ótimos hotéis, passeio de barco pirata pela baía e cultivo de ostra nativa para degustar. As praias e o visual da Serra da Prata em Matinhos e Caiobá. E para os mais curiosos, que gostam de observar,  fotografar e estar no meio da natureza, a Reserva do Sebuí é um lugar de Mata Atlântica quase intocada, com estrutura de um ecolodge – refúgio no meio da  mata – com atividades de canoagem, caminhadas, pescaria e observação da vida selvagem, localizado no meio do Canal do Varadouro e bem guardado pelas comunidades caiçaras que ali mantém viva sua cultura e forma de vida.
Mais notícias boas? Espero agora receber de outras pessoas e outras redes, e quem sabe até lançar o nosso jornal :Notícias Boas do Litoral do Paraná!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.