segunda-feira, 27 de junho de 2011

Porto de Antonina passará por revitalização

DOM, 26 DE JUNHO DE 2011 10:52
Governo pretende construir mais 140 metros de cais
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística estuda ações para a
revitalização do terminal portuário de Antonina. Entre outras medidas, está
prevista a construção de mais 140 metros de cais no terminal público Barão
de Teffé, informou o secretário José Richa Filho.. Segundo ele, também estão
previstos investimentos para a construção de um novo armazém, e mais a
pavimentação da área retroportuária, atualmente com 391.768 metros
quadrados. 
 “Os investimentos que o pré-sal trará para o litoral brasileiro são um
grande motivador para que o planejamento viário seja um facilitador e
indutor de novos empreendimentos no litoral paranaense, resgatando para
Antonina a importância histórica que o município teve na economia estadual”,
acrescentou o secretário. 
Desde 1994, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina arrendou
para a iniciativa privada a área denominada Ponta do Félix, nas proximidades
do cais Barão de Teffé, sentido Paranaguá. O terminal foi destinado para a
construção, ampliação e exploração de instalações portuárias visando
operações de carga e descarga de produtos congelados e afins. 
A área abriga na atualidade os Terminais Portuários da Ponta do Félix S.A.
(TPPF). Além de congelados, são movimentados no local açúcar e
fertilizantes. Desde o início deste ano foram movimentadas 600 mil
toneladas. “Para aumentar a produção nos terminais público e privado em
Antonina, precisamos investir na infraestrutura e superestrutura portuária,
e manter em condições de trafegabilidade os acessos rodoviário, ferroviário
e marítimo”, disse José Richa Filho. 
O Porto de Antonina teve grande importância econômica no Século 19 e já no
Século 20 movimentou expressivo volume de erva-mate e madeira.. No início do
mesmo século, o terminal abrigou o complexo industrial e portuário da
família Matarazzo. Na época, foi construído o ramal até a estação
ferroviária de Antonina. A partir dos anos sessenta começou o decréscimo de
movimentação de mercadorias com os exportadores encerrando suas atividades.
A inauguração da BR-277 em 1968 aumentou a preferência pelo Porto de
Paranaguá.

Enviado por Celso Meira 
fonte:www.appa.pr.gov.br

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Um comentário:

  1. Será que dessa vez o nariz do mentiroso é um pouco menor ? Ouço essa conversa desde 2010 a população já viu essa estória antes. Chama-se As Fábulas de Pinóquio. Grande abraço ao blog.

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