quinta-feira, 14 de julho de 2011

REUNIÃO COM O IPHAN

Ontem, às 10h na Câmara dos Vereadores, aconteceu uma reunião aberta a comunidade com o pessoal técnico do Iphan-Pr / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde prestaram esclarecimentos sobre o Tombamento Histórico da cidade. Ficou muito claro, que ás áreas estabelecidas já estão protegidas por lei incluindo – Setor Histórico, mais Matarazzo e Casa dos Valentes (hoje de propriedade do Zugman). Também nos foi apresentado quais as áreas consideradas de entorno. Os proprietários dos imóveis PROTEGIDOS – prefiro de agora em diante usar esse termo em lugar de tombado – deverão solicitar ao órgão responsável (IPHAN), caso haja necessidade de reforma ou alteração visual ou de ocupação do seu imóvel.
Também nos foi informado, que o tombamento é de caráter provisório, devendo ser discutido com a comunidade através da realização de audiências públicas para estabelecimento de critérios e normalização.
Aproveitei a oportunidade para comunicar aos presentes, a satisfação em presenciar aquele momento, pois mais uma vez me senti fortalecido em minhas convicções, na importância da preservação do nosso ambiente natural e arquitetônico. Também cobrei ações que possam facilitar o acesso dos proprietários dos bens protegidos, aos serviços públicos necessários. E a criação de leis complementares que possam criar subsídios em benefício a manutenção desses bens.
Lavando a alma, me referi as tais “forças ocultas” figura de linguagem criada por certas “lideranças” locais quando se sentem cobradas em suas ações em dissonâncias com as leis de proteção e os interesses da sociedade. Agora as forças são constitucionais.
Também foi cobrada pelos presentes, a criação de um instrumento de controle social, Conselho, Comissão...Ligado ao IPHAN, como órgão deliberativo e consultivo.
De agora em diante, a cidade vive um novo paradigma. Somos obrigados a repensar tudo, se quisermos continuar vivendo em uma cidade com qualidade de vida e desenvolvimento. Agora tudo pode e nada pode. Vamos conceituar!

QUAL ANTONINA QUE VOCÊ DESEJA?
PROTEGIDA...
SEM PROTEÇÃO ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.