sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Discutindo ANTONINA

Tenho recebido inúmeros convites – abertos à sociedade – para participar de reuniões cujo objetivo é discutir nossa cidade e “traçar novos rumos” para seu desenvolvimento. Sou favorável à participação neste tipo de reunião, pois jamais fugi do assunto quando ele é focado no nosso desenvolvimento. Mas ultimamente tenho me ausentado.
O problema é que vivemos em um período pré-eleitoral e grupos interessados em participar do processo usam deste artifício para mais uma vez gerar expectativas pra comunidade. Acho que precisamos sim discutir sempre o nosso momento em sociedade e os rumos que devemos tomar, rever conceitos e traçar novas estratégias, mas não podemos nos deixar levar por “cantos de sereias” totalmente inoportunos, pois seus organizadores – como tudo indica - desconhecem o Plano Diretor da cidade, onde as possibilidades técnicas, políticas e financeiras foram discutidas e contempladas, e se cumpridas pelo executivo municipal, garantirão os avanços sociais e econômicos que a nossa comunidade necessita, para os próximos vinte anos. Simplesmente iniciar do ZERO uma nova discussão é ignorar a existência da lei, não me convence e me preocupa.
O Conselho de Autoridade Portuária de Antonina do mesmo modo insiste em gastar seu tempo – e recursos – na tentativa de juntar argumentos para propor uma nova discussão, também objetivando deslumbrar com novos horizontes para a nossa cidade. Não creio que encontrarão algo além do já contemplado em nosso PD.
Para simplesmente não ficar no achismo discursivo e contraditório proponho as entidades e interessados na promoção deste tipo de encontro, que iniciem suas pautas discutindo o Plano Diretor da cidade e a nova Lei do Tombamento. Construam um corpo técnico e político, e cobrem do poder executivo as políticas e ações previstas e aprovadas nas referidas leis. Que se levadas a sério, com certeza retomarão os caminhos do nosso desenvolvimento. Também façam nosso legislativo propor e aprovar leis complementares e suas normalizações.
Ai sim valerá a pena reiniciar algo novo, com sustentação legal e viabilidade. O resto não passará de mais um simples evento em busca de causas hipotético. Tenho dito!


Um comentário:

  1. Sabemos que a discussão é salutar,mas ao longo dos anos o que temos visto são descasos com pessoas,instituições e sociedades,que reúnem-se passam horas,dias e noites discutindo,planejando o futuro,o desenvolvimento;e quando ELES assumem o poder simplesmente "amassam ou engavetam as idéias,e as paixões".Graças a ELES nada mudou,ou seja piorou;mas ELES passam,NÓS...continuamos a discutir e acreditar em uma ANTONINA MUITO MELHOR.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.