terça-feira, 29 de novembro de 2011

Em Santiago

Passei alguns dias no Chile e escolhi o país da América Latina para conhecer seus costumes e vivenciar com a comunidade que tem o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do continente. Claro que o tempo foi mínimo e a forma de viagem não permitiram tantas observações. No roteiro visitei a capital Santiago, o litoral Valparaíso e Vina Del Mar e as Cordilheiras dos Andes, especificamente Valle Nevado e Colorado.
Ao chegar de aeronave a paisagem já é extremamente deslumbrante, com as Cordilheiras tomando conta da paisagem, uma pequena faixa de terra e mais o litoral banhado pelo Pacífico. Em Santiago como sempre o momento é político e alguma manifestação esta acontecendo: primeiro os estudantes reivindicando escola universitária pública e gratuita. E depois esposas reivindicando leis que possam punir maridos agressores.
Pela localização central do poder executivo – Palácio da Moneda e seus ministérios – Santiago parece sempre como uma bomba nacionalista toda embandeirada.
No Mercado Central encontramos várias opções gastronômicas, tendo os frutos do mar como carro chefe. Peixes e a famosa Centolla – um caranguejo gigante – foram às opções escolhidas pelo grupo.
Uma visita a vinícola Concha e Toro é como uma obrigação. Lá se podem degustar variações de vinhos e aproveitar para reabastecer as nossas adegas pessoais.
O litoral também fez parte da estadia, pois é ir ao Chile e não ver o Pacífico é como ir ao Rio e não presenciar Copacabana. Visitamos Valparaíso – cidade portuária e sede do Congresso Chileno – e Vina Del Mar, balneário mais famosos. A água é gélida, mas temos que no mínimo colocar os pés no Pacífico.
Na noite uma das opções foi o Bairro Cultural da Bela Vista com seus bares, restaurantes, teatros e casas de show.
Poderia ficar falando muitas horas sobre as impressões vivenciadas no Chile, mas para não se tornar cansativo paro por aqui.
Pretendo retornar, atraído principalmente pelo carinho do povo chileno e para complementar alguns desejos, como visitar Valle Nevado em sua plenitude.
Aproveito para agradecer as companhias dos novos amigos de viagem: Wellington, Marcelo, Cleusa e o filho (?) e a guia Brenda.
“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” FP

Algumas fotos pessoais:

Manifesto Estudantil



Escultura viva-Mineiro

Peixaria no Mercado Central de Santiago
Parreira em Concha e Toro
Em Valparaíso
Com os pés no Pacífico - Vina del Mar
Em Valle Nevado
Cordilheira dos Andes-Valle Nevado

2 comentários:

  1. E não é que não vi. Turismo programado tem suas vantagens e desvantagens. Eis uma delas...não poder se programar para tal espetáculo.
    Na próxima vou curtir o sol e Neruda (que também não vi).Abç.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.