domingo, 4 de março de 2012

O Restaurante Buganvil poderá encerrar suas atividades.


 O Restaurante Buganvil, que há mais de 26 anos vem contribuindo com a boa culinária antoninense, e desde 2005 funciona no setor histórico da cidade, em prédio alugado situado a Rua Vale Porto, 10. Deverá encerrar suas atividades por não conseguir negociar com o locador do imóvel – a Mitra Diocesana de Paranaguá – a renovação do seu contrato, vigente até o próximo dia 30 de março.
O Restaurante Buganvil deu início as suas atividades na residência de sua proprietária, Anny Snoeyer na Av. Conde Matarazzo, no ano de 1986. Em 2005, na expectativa de aumentar sua capacidade de atendimento e dar maior visibilidade ao empreendimento, mudou-se para o atual imóvel locado, localizado no conjunto arquitetônico mais importante da cidade: o casario histórico com a matriz ao fundo.
Endereço obrigatório para aqueles que gostam de degustar o que há de melhor em nossa gastronomia, o Buganvil nos últimos anos conseguiu se afirmar como um dos melhores restaurantes típicos do nosso litoral e referência indiscutível da cidade, onde além de bons pratos com frutos-do-mar com um toque requintado holandês, também oferece aos turistas o tradicional e autêntico barreado paranaense, feito artesanalmente em panelas de barro e fogão a lenha.
 Possível fechamento

Caso não haja entendimento entre as partes, o referido imóvel deverá ser desocupado o mais breve, pois segundo o locatário, o proprietário até o momento não demonstrou interesse (sig) na renovação do contrato. Justificando sua necessidade para a realização de aulas de catequese da paróquia.
A falta de entendimento resultou em uma ação judicial por parte do locatário, que se sentiu prejudicado, pois, segundo ele, no início houve indicativo do proprietário da possibilidade de ocupação por um período mínimo de 10 anos, incentivando-o a investir em reformas e melhorias no imóvel.
Apesar dos desencontros, o Buganvil espera a abertura de uma nova negociação, agora em juízo, na tentativa da renovação e prorrogação contratual, dando assim continuidade as atividades produtivas daquela casa da nossa consagrada gastronomia. Caso isso não aconteça o Buganvil, Restaurante deverá encerrar suas atividades.

Negociação
A não renovação do contrato de locação por parte da Mitra Diocesana de Paranaguá pegou a proprietária do Buganvil de surpresa, pois sempre houve um bom relacionamento entre eles e o estabelecido foi rigorosamente cumprido.A falta de imóveis disponíveis na cidade para a instalação de uma empresa com aquelas características corrobora, ainda mais com a necessidade da permanência do empreendimento naquele imóvel. Sem contar ainda a garantia de emprego para seus mais de 10 colaboradores.

Apelo ao bom censo
Sem entrar no mérito do direito do proprietário em solicitar seu imóvel para ocupação de atividade de seu interesse. É bom lembrar que vivemos em uma cidade que tenta se reerguer e precisa gerar emprego para sua população (mas com sustentabilidade). E o encerramento de qualquer tipo de atividade produtiva virá em prejuízo aos menos favorecidos.
No caso do Buganvil a hora é agora de sentar e negociar priorizando o bom censo, sem picuinhas e ressentimentos pessoais, pensando muito além dos nossos narizes.
O turismo local precisa da continuidade do Buganvil na cidade. Ele é um dos nossos cartões de visita e uma referência visual e gastronômica.
Se a solicitação do espaço é para uso como sala de aula da paróquia, pessoalmente apelo ao nosso pároco padre Marcos Albuquerque - que vem atuando como defensor da geração de renda na cidade  – que interceda junto aos seus superiores, a Mitra Diocesana de Paranaguá, na tentativa de encontrar espaços alternativos e disponíveis na paróquia – que são muitos – para a realização das justificadas aulas de catequeses. E reforço... Que interceda também, na tentativa de convencer a Mitra da importância da permanência da referida empresa e na renovação do contrato de locação com a senhora Anny Snoeyer, leia-se Restaurante Buganvil.
Antonina quer e precisa da permanência do Restaurante Buganvil, porque turismo é um grande negócio. Gera emprego e faz um bem danado para o astral da nossa cidade. Principalmente agora que fomos reconhecidos como Patrimônio Histórico Nacional.
Tenho dito.

2 comentários:

  1. Foi justamente o que pensei , após o locatário ter investido no local , o pegam de surpresa . O ser humano é terrível . Que a justiça seja feita .
    Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Moro em Curitiba há quase 3 anos, mas na verdade meu umbigo está enterrado nesta cidade "maravilhosa". Espero honestamente que esta renovação contratual aconteça o mais breve possível. Não vejo contrapartida nesta celeuma toda que beneficie contratante ou contratado.Apenas me fixo na premissa que seria muito ruim para a já caótica escalada do Turismo de nossa cidade.Fui músico do Buganvil durante quase três anos que me deixou de legado o respeito e principalmente oportunidade profissional como músico.
    Espero ansiosamente que Antonina não saia novamente perdendo este espaço gastronômico que só redundaria em mais um descaso com o progresso. Uma cidade pré ser "maravilhosa" precisa ter motivos maravilhosos para oferecer ao seu povo.

    Antonio Eugenio Ferraz
    Músico

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.