domingo, 22 de abril de 2012

Porto funcionando


Porto de Antonina retoma atividade após 58 dias

Depois de 58 dias, o Porto de Antonina voltou a movimentar cargas. Desde o dia 20 de fevereiro, a autarquia não recebia embarcações em função de uma portaria da Capitania dos Portos do Paraná que reduziu o calado (parte submersa do navio) do berço de atracação de 7,1 metros para 6 me­tros. A medida restringiu a entrada de embarcações de médio e grande porte. Com a reversão da portaria, na última quarta-feira, um navio de bandeira da Lituânia atracou em Antonina com 22 mil toneladas de fertilizantes. Outras sete embarcações estão previstas para descarregar nos próximos 10 dias.

A retomada das atividades foi possível em função do trabalho de dragagem emergencial realizado pelo terminal privado da Ponta do Félix. A empresa possui uma draga de pequeno porte, que retirou sedimentos do berço de atracação nos últimos 10 dias. Informações levantadas pela reportagem dão conta de que pressão política também contribui para reabertura, já que a restrição aos navios estava trazendo prejuízos para o município (leia ao lado).

Pressão política contribuiu para reabertura
Diante das queixas dos trabalhadores e da população de Antonina com a paralisação das atividades do Porto nos últimos dois meses, representantes políticos do município se mobilizaram para tentar reabrir a autarquia. Uma fonte confirmou a reportagem que a pressão política exercida nos últimas semanas, inclusive junto ao governo federal, contribui para revogação da portaria pela Capitania dos Portos.
Na última sexta-feira, o prefeito da cidade, Carlos Augusto Machado, conhecido como Canduca, e o vereador Luis Carlos de Souza, que também é supervisor portuário da empresa Ponta do Félix, estiveram em Brasília. Além de reuniões com políticos do Paraná e com executivos da Secretaria Especial dos Portos, os dois tiveram uma audiência com a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. De acordo com Souza, a viagem a capital federal não envolveu o assunto paralisação do Porto.
Ainda segundo o vereador, os encontros em Brasília tinham como objetivo acelerar o processo de liberação da licença ambiental da autarquia junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), necessária para que o serviço de dragagem seja realizado. Os políticos voltaram ao litoral com a promessa de que em 15 dias a situação estará resolvida.
Para o presidente do Sin­dicato dos Estivadores de An­to­nina, Jean Rodrigues da Vei­­ga, a reabertura do Porto trouxe alívio para os trabalhadores e a população local. No período de paralisação, muitos es­­tivadores estavam vivendo de “bicos”. “Se não houvesse solução agora o pessoal seria demitido”, diz o dirigente da entidade, de 150 associados.
O período sem navios que levou a movimentação de cargas a zero deve prejudicar os bons índices que o Porto obteve recentemente. No ano passado, Antonina registrou média de 10 navios por mês, fazendo com que a carga movimentada em importações e exportações fosse a maior desde 2007. O principal produto que passa pelos terminais da autarquia é o fertilizante, sempre importado em grandes quantidades.

Dragagem
Apesar da retomada do fluxo de navios, segundo as empresas e entidades que operam na autarquia, ainda é necessário realizar a dragagem emergencial nos pontos críticos do Canal da Galheta para evitar novo rebaixamento. O último serviço do gênero em Antonina foi em 2002, quando o calada alcançava 15 metros na maré alta.
A Administração dos Por­tos de Paranaguá e Anto­ni­na (Appa) anunciou que contratou a empresa DTA Engenharia, vencedora da licitação, para o serviço. A empresa tem 45 dias para mobilizar o equipamento e iniciar o trabalho. O serviço vai custar cerca de R$ 37 milhões e tem duração prevista de seis meses.
A Gazeta do Povo tentou ouvir a Capitania dos Portos de Paraná. O supervisor em serviço, que não quis se identificar, disse que o responsável só estaria à disposição hoje. A reportagem também deixou recado com o terminal privado da Ponta do Félix, já que o porta-voz estava em reunião, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. A empresa Paranaguá Pilots, responsável pelos de serviços de praticagem no Porto de Antonina, não atendeu as ligações.
Enviado por Hiram Eder Fonseca de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.