segunda-feira, 25 de junho de 2012

CULPADO.


Quando um cidadão resolve mudar o destino de sua cidade, votando em alguém que se apresenta confiável e que poderá proporcionar tais mudanças para a melhoria das condições de vida de toda a comunidade, mas depois de eleito, não passou de mais uma mentira. O tal cidadão esperançoso fica cabisbaixo e não encontra um novo horizonte para se deslumbrar.

Nosso histórico político possibilita uma leitura nada agradável, quando deparamos que nos últimos 30 anos quase nada foi feito, para tirar nossa cidade do abandono instituído pela própria política.
Que alguma coisa de “concreto” foi feito por nossos mandatários... foi.
Uns construíram praças, outros arrumaram ruas, construíram escolas e agora até hospital. Mas nenhum soube dar início a um Programa de Desenvolvimento Sustentável para a cidade. Ficaram administrando apenas para melhorar a performance financeira de suas famílias, mantendo uma política extremamente clientelista e assistencialista.
A maioria dos nossos mandatários demonstrou total habilidade em manter no cabresto um grande elenco de pessoas, ora no empreguismo oficial, ora no assistencialismo. Mas falharam totalmente quando a habilidade se fazia necessária à prática democrática, na constituição dos segmentos sociais e nos encaminhamentos de uma política participativa. Tudo ficou muito igual.
Agora, faltando pouco mais de noventa dias para a realização de novas eleições municipais, deparamos com os mesmos vícios no processo de escolha dos candidatos. O que continuará nas campanhas e na possível e provável administração. Não mudando nossa maneira de ser e fazer política, nossos políticos serão os mesmos e a continuidade do descaso continuará.

Pior é deslumbrar com a possibilidade de um retrocesso, ainda maior. Na volta de uma administração que comprovadamente já se apresentou como incompetente e irresponsável. E foi nas urnas – em duas eleições anteriores – derrotada. Dando espaço para seus até então adversários que prometeram as tais mudanças...e não fizeram.
Mas como a única cria humana que pode ressuscitar é o político, devido à péssima performance dos seus sucessores. Ela esta aí de volta...com toda turma para mais um jogo safado, nesta tão jovem e viciada democracia brasileira.
Mas quem é o culpado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.