segunda-feira, 12 de novembro de 2012

É o fim da picada...Em Vale a pena ler de novo.

Publicado em 23 de maio de 2010
É o fim da picada

Quando a gente começa a vislumbrar com algumas alternativas possíveis, para recolocar a nossa cidade em um patamar de desenvolvimento, chegam notícias e aparecem indícios de ações completamente retrogradas. Agora vem a administração “AntoninaViva” com a desculpa de enxugar as despesas com pessoal, extinguindo secretarias.
É notório que muitas das pastas somente funcionam como cabide de emprego para amigos e correligionários. Mas extinguir as pastas da Cultura e do Turismo, ou deixa-las como subáreas é não entender absolutamente nada sobre administração pública e ignorar totalmente nossos valores e vocação.
Que é preciso enxugar a máquina todos concordam. Mas existem vários caminhos para diminuir o déficit com pessoal. Cortar os imorais TIDs (gratificações) dos diretores e amigos é o primeiro passo a ser tomado.
O que tudo indica – conforme fala do Secretário de Finanças na última reunião da Câmara – a pasta da Cultura deverá ser partilhada com Finanças. São áreas totalmente antagônicas, que precisam de dedicação exclusiva e fins bem definidos. O que nos parece é que a atual administração não tem credibilidade. Falta pessoal competente e de confiança para assumir os cargos de relevância, e se apóia na desculpa de juntar pastas para economizar. Estão criando secretarias para pessoas e não para atender as necessidades do município.
É muito estranho que a tal propensa reforma, somente comece acontecer após os pedidos de demissão de grande parte do secretariado. Por que até então, tudo parecia um mar de rosa.
Quanto ao turismo, o que tudo indica deverá ser uma subárea de uma tal Secretaria de Desenvolvimento. Junto com Bem Estar Social, mais Indústria e Comércio. Se o Turismo for considerado uma subárea, além de matar a galinha dos ovos de ouro, não terá nenhuma autonomia, muito menos pessoal capacitado e bem remunerado que possa no mínimo desenvolver alguma coisas.
A indagação maior é quem de sua equipe tem o perfil para comandar uma “super secretaria?” Bem, o mais polivalente de seus correligionários, infelizmente faleceu a semana passada, o Tube, que além de confeiteiro, era artista, construtor, pastor e tudo o mais. Desculpem a brincadeira.
Se realmente se faz necessário uma reforma administrativa, que se faça com critério e coerência. Não é preciso inventar a roda, pois ela já foi há muito inventada e podemos muito bem utiliza-la. Educação, Cultura e Esporte; Indústria, Comércio e Turismo;Administração, Finanças e Planejamento; Saúde e Ação Social; Obras; Agricultura e Meio Ambiente. Aí estão seis secretarias, com meios e fins confinantes.
Caso nosso alcaide insista no absurdo e envie para a Câmara tal proposta, somente nos resta a não aprovação por parte dos vereadores. Foro natural de discussão e aprovação das reformas. Queira “Deus” que o homem não tenha preguiça de pensar um pouquinho e no mínimo aceite parte do que propomos. Pois, como dizia nosso poeta maior: “Passarinho que dorme com morcego, acorda de cabeça pra baixo”. Reformas, mas com critério e inteligência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.