segunda-feira, 18 de março de 2013

IPTU 2013


Todo começo de ano vou até a prefeitura para pegar o carnê do IPTU. Hoje lembrei que estamos em março e fui até lá. No guichê da tributação fui atendido e me causou surpresa que o primeiro vencimento, para quem paga à vista com desconto de 10% já havia vencido na última sexta-feira, 15. Como “reles” mortal e pagador de tributos de toda natureza não fiquei sabendo do prazo para quitação do IPTU Antoninense, creio que nem a maioria da comunidade e principalmente aquela pequena parcela que paga – somos apenas 25% dos proprietários legalmente registrados que pagam o tal imposto -  era sabedora dos prazos. Não faz tanto tempo que a prefeitura entregava os carnê em casa, facilitando assim a vida dos contribuintes. Uma pergunta: será que não tem pessoal disponível para fazer tal tarefa? A atendente me falou que a Secretaria de Comunicação havia anunciado nas emissoras de radio local. Mas cá entre nós, qual é o percentual de moradores que ouve nossas rádios? 10%...20%?????
Bem, outra coisa que questiono todos os anos é porque continuo pagando tal imposto, se os serviços mínimos municipais quando são realizados não satisfazem nossas necessidades?
A coleta de lixo não é mais diária, a capinação é precária e as calçadas não são conservadas. Quanto aos outros serviços, como iluminação pública e abastecimento de água, são outras taxas que também pagamos em separado.
Mas, para que possamos cobrar os tais serviços, também temos que em primeiro cumprir com os nossos deveres de cidadão pagando os tais impostos.
Vou quitar antes do próximo vencimento, para que eu possa continuar cobrando atitudes que venham melhorar as condições da cidade. E tenho dito!

Em tempo
Outra coisa que já era para ter sido proposto e aprovado pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, é a isenção de IPTU para as propriedades residenciais do setor histórico, após o tombamento da cidade pelo Iphan. Este gesto seria um incentivo fiscal para aqueles proprietários que preservam seus imóveis. Ainda se faz necessário, vamos lá vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.