quarta-feira, 20 de março de 2013

SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO...Vale a pena ler de novo


Publicado em 10/09/2006 e no livro "Tenho Dito"
SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO

O que a gente percebe é que as “coisas” continuam como antes. Tudo abandonado.
Durante os finais de semana, não se encontra sequer um Secretário Municipal andando pelas nossas ruas. O prefeito nem pensar. Com isso, o “cheiro” de abandono do centro da cidade – e dos bairros também – fica muito visível. Calçadas esburacadas, luminárias quebradas, placas de sinalização amassadas, bancos das praças pichados, cavaletes jogados em qualquer canto... etc... etc... etc.
Nesta última sexta-feira – que não deveria ser folga para os nossos servidores públicos, pois aqui não foi feriado – presenciei uma “bela” cena, própria de uma cidade desgovernada.
Na praça da Feira-Mar, lá pelas 11h da manhã, estacionada bem ao lado da Lanchonete do Djalma (Dna. Nica), um moto-home com placa de Irati arma sua tenda para a calçada da praça, descarrega seus equipamentos de piquenique, mesas, cadeiras, duas churrasqueiras e até chopeira e faz daquele espaço sua área de lazer. “Uma maravilha!”.
Pergunto-me: e pode? É claro que não. Existem áreas apropriadas para a instalação deste tipo de equipamento. Os protagonistas e proprietários do tal moto-home, se ao menos soubessem o que seria respeito, jamais iriam usar aquele espaço para o seu lazer. Mas pergunto novamente. A quem recorrer? À polícia? À Secretaria de Turismo da cidade? Ou novamente me expor e tentar argumentar aos “nobres” visitantes que, por favor, levantem sua “barraca” e se mandem? Confesso que já fiz isso milhares de vezes, mas cansei. E assim ficou. Todos os que presenciaram aquela cena ficaram indignados, mas também ignoraram qualquer reação. Confesso que me senti omisso, pois a vontade que tive era de expulsá-los dali. Pergunto novamente. Onde estão nossas autoridades? De quem é a função de fazer se cumprir a Lei Orgânica do município, ou é caso de polícia? Para um policial atuar deve também estar monitorado de autorização e conhecimento. Quem deveria autorizar? É triste. Espero que haja uma reação das autoridades e que cumpram pelas funções que são pagas. Ou teremos que começar a fazer justiça com nossas próprias mãos. É uma lástima... E por aí afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.