terça-feira, 30 de julho de 2013

SINALIZAR JÁ!


Engarrafamento na Valle Porto
A melhoria da sinalização de trânsito principalmente no centro histórico da cidade se faz necessária com uma certa urgência. O aumento de circulação de veículos em todo o país - com as facilidades ao acesso ao crédito - lotou ainda mais o centro das grandes cidades. E Antonina não ficou de fora, mas aqui, por ser uma cidade pequena e projetada há mais de duzentos anos, com ruas estreitas e de difícil estacionamento tudo se torna ainda mais difícil.
As poucas placas de sinalização existentes estão precárias e não temos um sistema - devidamente pensado - para atender a demanda.
Nos finais de semana, quando aumenta o tráfego de turistas e conseguentemente de veículos, ônibus e vans, a coisa piora. Pois sequer os condutores são orientados para locais permitidos de estacionar.
Nos últimos anos, tentei e publiquei alguns estudos preliminares – apesar de não ser engenheiro de tráfego – e enviei aos administradores públicos de plantão. Mas parece que eles não estão a fim de resolver os problemas da cidade, e continuam ignorando a tudo e a todos.
No início do ano e da nova gestão, novamente tentei – agora com mais dois colegas – pensar um sistema de tráfego para o centro histórico (trabalho voluntário), houve uma reunião previa na prefeitura, mas meu nome foi “rifado” pelo meu “amigo” vice-prefeito. Coisas da politicagem local.
A tal comissão não aconteceu e mais nenhuma outra foi constituída e o problema está aí para ser resolvido.
Parece que o pessoal da prefeitura gosta mesmo é de pintar meios-fios de branco, piorando ainda mais a situação. Deveriam aproveitar tal disposição e pinta-los de amarelo, nas esquinas e nos locais em que existem mão única e que é proibido estacionar.
Será que teremos que pedir ao Ministério Público para que a lei seja cumprida?
Sinalizar já!


Estudo que realizei.
http://palavradobo.blogspot.com.br/2012/10/problemas-de-transito.html

2 comentários:

  1. Bó,
    Acrescente que a falta de placas, faz com que caminhões estejam causando prejuízo para a cidade, pois estão trafegando em bairros residênciais, destruindo ruais, causadas, quebrando as bases para os bueiros(boca de lobos) afundando ruas com calçamento sextavados, fazendo as residências trepidarem, podendo ocasionar rachaduras e quem sabe diversos acidentes, seja com as pessoas que utilizam as ruas e calçadas ou nas casas.
    Li que não há uma lei federal sobre o assunto e que a sinalização é de responsabilidade das prefeituras. Há diversas famílias reclamando sobre os caminhões. Precisa-se então educar os caminhoneiros, sinalizar e se for o caso, multar pois os caminhões estão causando prezuízo para a comunidde onde não deveriam circular. Além de trazerem poluição (sujeira e sonoras) como resíduos cargas que caem dos caminhões, que podem ir para a baía
    Cicero

    ResponderExcluir
  2. Bó favor corrigir, ruas e calçadas, residenciais. Houvealguma "f lha" ao digitar e pensar ao mesmo tempo rsrsrsrsrsr
    lembrando que acidentes causados por má administração pública é de responsabilidade da prefeitura e ela pode ser processada

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.