quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

R$600 Mil para o Carnaval!

A Prefeitura Municipal de Antonina deverá gastar com o Carnaval deste ano, a importância de R$611.030,00 (seiscentos e onze mil e trinta reais) com despesas de infra-estrutura, comunicação, decoração e trio-elétrico. Recursos esses previstos no orçamento conforme Procedimento Licitatório Nº PMA 004/2014 - Pregão Presencial Nº PMA 003/2014. Até ai tudo bem e dentro dos conformes.

Investir em Carnaval é procedente, mas creio que teríamos como reduzir este montante se a atual administração soubesse interagir com a comunidade e com parcerias privadas.
Em um município pobre em recursos, que vive com “o chapéu na mão” implorando à deputados suas míseras Emendas Parlamentares (esmolas pra-lamentar) para equipar o único hospital da cidade, e até para reformar um simples logradouro público. Gastar 600 mil em três dias de festa nos causa uma certa revolta. Mas, como “nosso” alcaide grande de plantão é fã incontestável deste tipo de festa e adora alegorias, parece tudo muito normal.

Já “realizamos” bons e grandes carnavais com mínimo recurso público, e na época tínhamos um Hospital funcionando satisfatoriamente. A cidade apresentava um bom estado de conservação, e não faltava água potável.
Outra coisa que mexeu com os brios da comunidade carnavalesca, foi à negativa quanto a recursos para as Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos. Se existem recursos para pagar um Trio-Elétrico* (particularmente acho desnecessário, tendo um palco armado na avenida e que o tal trio fica parado. È só colocar um conjunto e pronto. Fizemos isso em 2005 e foi um sucesso). Também deveriam disponibilizar um investimento financeiro para as Escolas de Samba e Blocos, sendo eles responsáveis por parte do sucesso do nosso carnaval.
Agora,  se faz necessário - da nossa parte e dos vereadores - fiscalizar a tal licitação, para conferir se todos os serviços licitados foram executados, porque serão pagos com recursos dos nossos suados impostos. E Tenho Dito!

*Adoro trio-elétrico, uma grande invenção da brasilidade baiana, que carrega milhares de foliões nas ruas, praças e avenidas de todo o país. Mas aqui ele fica parado e perde sua função. Que tal no próximo carnaval fazer o trio-elétrico trabalhar e criar um roteiro do centro até a Ponta da Pita? Ai fica uma proposta para os organizadores.

Um comentário:

Comente com responsabilidade e se identifique.