terça-feira, 11 de março de 2014

O 11 de março de 2011...Três anos depois. E daí?

11 de março de 2011
Não é preciso falar muito para lembrar da tragédia que assolou nossa cidade há três anos passados. Famílias perderam suas moradias com alagamentos e deslizamentos de morros e encostas. Foi uma experiência jamais vivenciada por nossa comunidade, que soube no momento dar as mãos e se unir para amparar as vítimas e desabrigados. Entre as áreas mais atingidas está o pequeno Bairro da Laranjeira – bem no entorno da cidade.
De lá pra cá, muito se falou e pouco foi feito, principalmente pelo poder público no sentido de reverter às condições daquele local, que hoje se encontra em total abandono, mas com suas feridas.

Hora de unir
O momento pós-tragédia criou um sentimento de união na comunidade, que se aproveitado, poderia não só rever as perdas momentâneas do ocorrido, como unir as pessoas para rediscutir a cidade – poder público e cidadão.
A falta de informação dos encaminhamentos do poder público das prováveis ações emergenciais era total, que obrigou instintivamente, procurar o representante do Ministério Publico local. Conversei com a atendente de plantão, sobre a possibilidade de realizar uma Audiência Pública, no sentido de nos informar sobre prováveis ações tomadas ou não pelo poder público. Solicitação negada, perante a justificativa de excesso de tarefas daquele órgão.
Recorri então a Presidência da Câmara de Vereadores, na pessoa do vereador Márcio Balera, que se comprometeu em agendar data e assim o fez.
A Audiência Pública transcorreu na mais absoluta harmonia, e contou com a presença do Prefeito Municipal e de representantes de órgão de governo, como Mineropar, Defesa Civil e Cohapar. Lembro muito bem, que fui o último a se manifestar, sugerindo a criação de uma Comissão Especial, com composição parietária entre poder público e comunidade, onde deveria discutir e indicar ações prioritárias para amenizar a nossa já tão desgastada auto-estima. Mas, tudo não passou de mais um “teatro”.

GT da Laranjeira
Um ano após, continuávamos sem informações sobre os destinos do Bairro da Laranjeira. A necessidade de achar alguma solução ou encaminhamento para aquela área foi fator estimulante para reunir pessoas interessadas no assunto. Daí surgiu o GT da Laranjeira -http://palavradobo.blogspot.com.br/2012/11/parque-das-laranjeiraspresente-pra.html
Que durante mais de 18 meses ouviu, discutiu, elaborou e encaminhou proposta para a transformação daquela área em Unidade de Preservação e posteriormente no Parque Municipal da Laranjeira – relatório entregue na Câmara Municipal de Antonina no dia 04 de novembro de 2013 - http://palavradobo.blogspot.com.br/2013/11/parque-municipal-natural-da-laranjeira.html .

Três anos depois
O relatório enviado a Câmara de Vereadores, acredito que deva estar passando para análise e parecer das Comissões Legislativas, e após todos os trâmites legais estabelecidos por lei e pelo Ministério do Meio Ambiente - realização de Audiências Públicas - deverá ser apreciada e votada em breve pelos vereadores. Temos agora que cobrar!

Reveja o que aconteceu em 11 de março de 2011:

Para não dizerem que ficamos esperando.

Matéria dedicada ao meu amigo, antoninense, professor e geólogo Jeff Picanço. Eu iria passar batido no 11 de março se não fosse uma olhadinha no seu blog:


Um comentário:

Comente com responsabilidade e se identifique.