segunda-feira, 21 de julho de 2014

Antonina fervilha cultura em dias frios

 foto:André Rodrigues/ Gazeta do Povo
O 24º Festival de Inverno da UFPR tem programação extensa e vai até sábado na cidade litorânea  Publicado em 21/07/2014 Gazeta do Povo| GILSON GARRETT JR.

Teatro Municipal com pelo menos dois espetáculos por dia, apresentações de dança, lançamento de livro que conta a história da cidade, música ao vivo feita em um palco montado especialmente para o evento e na praça central. É assim que a cidade de Antonina, no litoral paranaense, vai ficar até o próximo sábado com o 24.º Festival de Inverno da UFPR (veja a programação). Além das atividades culturais, há oficinas que estão com as inscrições encerradas. Até o final da semana são esperadas 20 mil pessoas.
Estudantes da universidade, artistas paranaenses e comunidade, todos unidos com o objetivo de impulsionar a cultura em Antonina. Espera-se, também, atrair turistas. No show de abertura, no sábado, seis mil pessoas, segundo a organização, acompanharam o cantor e compositor de música folk Renato Teixeira.
Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultural da UFPR, Deise Picanço, coordenadora do projeto, o Festival é uma tentativa de fazer com que a universidade esteja mais perto da comunidade. “Nosso trabalho vai além das atividades culturais. Os professores da universidade farão um trabalho de formação junto com os educadores das 11 escolas municipais e seis estaduais que existem na cidade”, conta. No total, 30 estudantes de graduação e pós-graduação estão diretamente envolvidos com o projeto.
Entre as áreas envolvidas está a de Educação Física. Alunos comandam a ação que leva brincadeiras antigas para a Praça Coronel Macedo, no centro. As atividades são feitas todos os dias, das 14 horas às 17h30. A família Bueno esteve na praça para aproveitar o dia de sol que fez ontem. A administradora Viviani levou a filha Mariana, de 9 anos, para brincar. “Moro em Curitiba e vim para visitar minha família que mora aqui, mas nunca tinha visto o Festival. Eu adorei a ideia de resgatar essas brincadeiras para toda a família”, disse. Junto dela estavam o marido Luís e os sogros, Gilberto e Célia.
 

Eduardo Nascimento  foto:André Rodrigues/ Gazeta do Povo


Criador do festival
O professor da UFPR Eduardo Nascimento escolheu a cidade para lançar a terceira edição seu livro de fotografia chamado “Antonina dos Meus Dias: revisitada”. A seleção não foi por acaso. Ele, antoninense, é um apaixonado pela cidade litorânea e foi um dos fundadores do festival. “Quando decidimos criar esta estrutura, a intenção era que durasse pelo menos 25 anos. Era um grupo muito preocupado com a educação. A cidade estava extremamente carente de um projeto como este” diz. Na obra estão fotos que ele tirou ao longo de 15 anos, de 1975 até 1990.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.