domingo, 4 de janeiro de 2015

ANO NOVO...ESPERANÇAS RENOVADAS. Vale a pena ler de novo?

Publicado em 07 de janeiro de 2004  no Blog e no livro “Crônicas da Capela”, 2006.
 ANO NOVO...ESPERANÇAS RENOVADAS.

2004 inicia com perspectivas de melhorias. Após alguns ajustes  que se fizeram necessários, o governo federal nos sinaliza com possíveis avanços sociais e o tão esperado espetáculo do crescimento, para que possa cumprir as promessas de campanha, que o povo brasileiro tanto apostou. Também será o ano da renovação política nos municípios. Partidos e candidatos se confundem na tentativa de conquistar o voto e a confiança dos seus eleitorados. Uns se maquiam para conseguir a reeleição, outros usam de todos os artifícios para convencer o eleitorado e conquistar o seu primeiro mandato. Muitos se despedem deixando um mar de decepções, com administrações desastrosas e corruptas, onde a prioridade sempre foi a engorda de suas contas bancárias, em detrimento a melhoria da qualidade de vida da população. Muitos já vão tarde.


Por aqui também vivemos estes momentos. Após as festas natalinas, final de ano, férias...As especulações na cidade geram em torno do ano eleitoral. Quais são os candidatos? Quem são eles? De que partido? Quem será o candidato da prefeita? São as perguntas que estão no ar.  O Kleber Fonseca é a única pré-candidatura que deverá ser confirmada, pois trabalha desde há muito, para sustentar este objetivo. As outras prováveis pré-candidaturas em sua maioria não passam de meras especulações, para possíveis negociações futuras. O PPS, que é um  dos partidos mais organizados da cidade, joga com três nomes : Rubico, Juarez e Maneco Gomes, mas todos deverão passar por uma peneira, onde novos ingredientes serão atribuídos para formar a poção mágica da provável candidatura. Interesses pessoais, coligações, apoios políticos, financeiros e outros acertos estão em jogo. O PT - partido que hoje está no governo – passa por um momento delicado e tenta, apesar das divergências internas, sua unificação e seu fortalecimento na cidade,  para em seguida discutir candidaturas ou coligação. O grupo político da situação - liderado pela prefeita - parece não se preocupar muito com o próximo pleito, pois a candidatura que almejava, do ex-deputado Santos Filho não decolou  devido aos incidentes que envolve o seu filho. Mas o deputado estadual Marcos Isfer deverá intervir e solicitar a prefeita seu apoio (discretamente) a candidatura do PPS, que deverá ser concretizada após uma boa e vantajosa negociação. Celso Vieira aparece tangenciando, pois na falta do patrão candidato, deve ocupar o espaço. Davi Cruz, presidente da Apae também aparece pelo PSB.

Eis aqui um pequeno diagnóstico do nosso momento político, mas como política e nuvens se combinam muito, uma hora está de um jeito e na outra muda, tudo poderá ser modificado e vários outros quadros poderemos apreciar até as datas das convenções.

O que menos presenciamos é uma discussão sobre os problemas da cidade, que pudessem gerar programas de governo e candidaturas verdadeiramente legítimas, que representassem de fato os anseios da nossa comunidade, e enfim, se eleitos, a realização de um novo momento de reconstrução do nosso sistema de produção econômica e social. Muitas são as candidaturas, uma malucas, outras intempestivas, inviáveis e até prováveis. São os efeitos da democracia em seu momento de renovação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.