quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Placas pra que te quero?

A sinalização de transito na cidade é altamente insuficiente. Pouquíssimas placas de sinalização, quando existentes, estão em péssimas condições de legibilidade.
De sinalização turística então nem se fala. O turista que aqui chega, encontrará algumas placas aéreas e indicativas de monumentos, que foram implantadas há oito anos atrás, projeto da nossa passagem relâmpago pela Secretaria de Turismo (Emenda parlamentar no valor de R$50mil) em 2005.
Sistema de tráfego não existe, assim como área destinada a estacionamento permitido para vans e ônibus.
O setor indicado como histórico ainda não recebeu seu devido tratamento, e ninguém sabe onde começa e termina, pois não há nenhuma referencia e sinalização.
Motoristas e transeuntes, vivem perguntando aos moradores, por onde andar e como chegar ou sair da cidade. Ou simplesmente onde fica um determinado atrativo turístico.

Descaso com a informação
O mínimo que um cidadão deve ter acesso é a informação sobre sua cidade, nome de rua, monumentos históricos, pontos turístico...Bairros, saídas para rodovias...Etc. Quando a cidade é bem sinalizada, facilita seu próprio morador a conhece-la melhor. E melhora a acessibilidade ao visitante, que lentamente vai conhecendo o lugar.
Hoje não temos sequer um Posto de Informações Turísticas de plantão, principalmente nos finais de semana. Ao menos não há nenhuma placa que o indique.
O que a gente ouve sempre, é que não tem dinheiro!


Cadê a placa?
Pra piorar ainda mais, nos desajustes festivos da cidade -quando fecham ruas para celebrar algum evento, muitas vezes retiram “provisoriamente” placas de sinalização e elas como em um passe de mágica...Desaparecem. Caso ocorrido em agosto do ano passado, quando uma placa aérea foi desnecessariamente retirada, para instalação de barracas na Festa da Padroeira, em plena Mestre Adriano (foto ilustrada). Até o momento o poste continua solitário a espera de sua função.
O desaparecimento de materiais e equipamentos do pátio e depósito da prefeitura é fato comum, pois não se espante, se por negligencia e esperteza, esta tal placa – que deverá estar custando aproximadamente R$6mil – se transforme em cobertura de garage e seja comercializada por alguém. Isso já aconteceu em épocas não longínquas, com a então estrutura metálica do mercado municipal. Sumiu!
Cadê a placa daqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.