quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Mar de lama...Operação Barreado.

OPERAÇÃO BARREADO - Irmãos comissionados se apresentam e estão presos em Paranaguá e Antonina
Publicado no Jornal dos Bairros

“Depois de conseguirem escapar do cumprimento de mandado de prisão expedido pela justiça e cumprido no dia 13 deste mês, os três irmãos acusados de envolvimento no “caso dos pescadores” se apresentaram na Polícia Federal e se encontram presos nas delegacias de Paranaguá e Antonina. 
Os irmãos Karoline de Souza Cardoso, Cleverson Henrique Cardoso e Kharyne de Souza Cardoso, juntamente com o ex-escrivão do fórum cível de Antonina, Sérgio Augusto da Silva, são acusados de integrar o esquema criminoso no cartório cível no fórum de Antonina. Vale ressaltar que dois irmãos, são cargos de confiança do prefeito João Ubirajara Lopes (PSC), João Domero, Karoline de Souza Cardoso responde pela chefia de Tributação, enquanto que Cleverson Henrique Cardoso, pela chefia da Tesouraria na prefeitura municipal.
Informações levantadas pelo JB dão conta que os dois homens, Cleverson e Sérgio estão detidos na delegacia de Paranaguá, enquanto as duas mulheres estão na delegacia de Antonina, coincidentemente, a mesma onde o pai dos três irmãos, Cláudio Anselmo Cardoso, já falecido, exerceu a função de escrivão.De acordo com a investigação, Claudio também integrava o grupo.
Segundo o Ministério Público do Paraná, ele recebia R$ 2,5 mil por mês para colaborar com a quadrilha. Ele chegava a interceptar boletins de ocorrências registrados por pescadores contra advogados, para que os casos não chegassem à Promotoria. Informações dão conta que um dos motivos que levou a transferência das irmãs para Antonina, é o fato de Kharyne estar amamentando e precisa ficar próxima do filho.
Segundo reportagem da Gazeta do Povo, na denúncia era “Karoline quem recebia as orientações dos advogados e organizava as atividades no cartório, de forma a favorecer o escritório Bahr, Neves e Mello. Além disso, o escrivão interferia diretamente no andamento dos processos, deixando de realizadas juntadas de procurações que pudessem suspender ações indenizatórias em que a “Operação Petrobrás” atuava. Em troca, os servidores recebiam propina mensalmente.
De acordo com o MP, o dinheiro era repassado por Francislayne Correia de Oliveira, que era funcionária do escritório de advogados. A mesada era recebida por Karoline, que fazia a partilha dos valores entre os funcionários do cartório. Duas estagiárias da repartição chegaram a ser contratadas e pagas pelo escritório Bahr, Neves e Mello”.

Prefeito não se manifesta
A reportagem do JB atendendo orientação da Secretaria de Comunicação enviou questionamentos ao endereço eletrônico do prefeito João Domero a respeito do assunto.
O JB questionou desde quando os comissionados citados na reportagem da Gazeta do Povo estavam nomeados na prefeitura; sendo eles pessoas da sua confiança, qual foi o critério adotado para integrá-los em sua administração; o senhor tinha conhecimento que estas pessoas estavam sendo investigadas; em razão da prisão dos três, eles permanecerão nos cargos ou serão exonerados.
O prefeito João Domero não respondeu a nenhum dos questionamentos”.
Publicado em 19/02/2015 13:41


O procurador e a chefe da Divisão Tributária da prefeitura foram denunciados pelo Ministério Público do Paraná por corrupção e tráfico de influência.

“A 1.ª Promotoria de Justiça de Antonina, no litoral do Estado, apresentou, no dia 12 de fevereiro, denúncia contra o procurador-geral do Município e a chefe da Divisão Tributária da prefeitura pelos crimes de corrupção e de tráfico de influência. As irregularidades teriam ocorrido no período em que a segunda denunciada era funcionária do Cartório Cível do Fórum de Antonina.
Na qualidade de procurador do Município, o denunciado não poderia exercer a advocacia. Mas, segundo a Promotoria de Justiça, ele não apenas infringiu essa regra como, em parceria com a então funcionária do cartório captou irregularmente clientes e manipulou processos nos quais atuava como representante do Município. Um dos casos relatados na denúncia envolveu a adoção de uma criança por um casal, que contratou o procurador como advogado para cuidar dos trâmites legais.
Além disso, durante as investigações, realizadas no âmbito da “Operação Barreado”, que investiga irregularidades na condução de ações e no pagamento de indenizações a pescadores prejudicados por acidentes ambientais, foram apreendidos diversos documentos na casa da denunciada, inclusive processos desaparecidos havia anos. Diante da gravidade dos fatos, na denúncia apresentada, a Promotoria de Justiça requereu cautelarmente o afastamento imediato dos denunciados dos cargos públicos que ocupam no Município”.
Publicado em 19/02/2015 17:36

 N.E.do Blog:  Como minha cidade é o meu país. Aqui temos a “Operação Barreado”, enquanto a “Lava-Jato” toma conta do Brasil.
Um cartório foi fechado e todos os funcionários, segundo o Ministério Público estão envolvidos em vários crimes, principalmente o de Formação de Quadrilha.
O que nos intriga ainda mais, é que o atual prefeito João Domero, ciente do envolvimento destas pessoas, ainda os contratou, com cargos comissionados – de confiança - para tomarem conta da Tributação e da Tesouraria da prefeitura.
E pra “engrossar ainda mais o caldo”, o Procurador do Município também foi denunciado pelo M.P.por corrupção e tráfego de influência.
Não é possível que o prefeito negue seu conhecimento sobre as investigações dos envolvidos, ou as nomeações foram impostas pelo Procurador do Município?
Ele deverá responder tais indagações, não somente ao M.P. como também para a Câmara Municipal, que poderá acusa-lo de crime de improbidade administrativa. E poderá até resultar em cassação.
Um verdadeiro mar-de-lama, na "Antonina de Verdade"!

P.S._Para preservar seus familiares - atitudes que eles não souberam ter - não postei as fotos pessoais dos envolvidos, publicadas no jornal.

Um comentário:

  1. Passados 02 anos do caso Barreado, sabe dizer como ficou esse caso? Foram absolvidos os réus? Como ficaram os pescadores que tiveram suas indenizações surrupiadas?

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade e se identifique.