quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Enfim uma placa.

Armazém dos Macedos
Enfim uma placa.

Nossa cidade foi contemplada com o Tombamento Nacional, em meados de 2012.
De lá pra cá, o que nós simples mortais sabemos, é que o pessoal da política e do Iphan-Pr, estiveram na Câmara Municipal, logo após o Tombamento e anunciaram que Antonina seria contemplada com R$30 milhões no PAC das Cidades Históricas, para recuperar o seu (nosso) patrimônio arquitetônico.
Um ano após, os tais 30milhões foram reduzidos para R$17milhões. Uma comissão de “expertes” mais nossas “otoridades” constituintes, selecionaram os imóveis que deveriam ser restaurados. Foram oitos. Priorizando o Santuário de Nossa Senhora do Pilar, que deveria ser entregue ano passado, em comemoração aos seus 300 anos.
Até o momento, o pouco ou quase nada que sabemos, é que todos os projetos foram licitados através do Iphan-Pr e elaborados pelas empresas contempladas. Mas agora precisam ser licitadas as obras e necessitam de disponibilidade financeira.
Neste final de semana foram colocadas placas indicativas enfrente aos referidos imóveis. Acho importante este tipo de informação, acredito que tais informações deveriam ser sinalizadas após sua recuperação. Mas?!?!?!

A atual crise política e econômica criada pelo Governo Federal poderá mais uma vez corroborar para a já triste e costumeira mania de descaso e abandono político que nossa cidade é tratada. Acredito que o dinheiro do PAC das Cidades Históricas deva ter sumido, e tudo de novo ficará nas gavetas da burocracia. Capaz que sejamos contemplados ao menos com uma “miserável” restauração. Mas queremos todas as oito...Nem que seja pros nossos netos inaugurarem.

Nesses meus mais de quarenta anos de labuta na cultura e no magistério, tive acesso aos mais variados projetos de recuperação da nossa cidade. Lembro muito bem no inicio dos anos noventa, o governo Lerner propôs a revitalização do nosso setor histórico. Inicialmente seriam restaurados quarenta imóveis, que momento depois se transformaram em quatro. E nada foi feito.

Agora, com um projeto bem mais consistente, pois se trata de uma cidade Patrimônio Nacional, se espera que não fique só nas placas.
E tenho dito.




Os oito locais previstos para recuperação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.