segunda-feira, 26 de setembro de 2016

ELEIÇÕES 2016...RETA FINAL.

Eleições 2016...Reta final.

Faltam poucos dias ao eleitorado brasileiro se manifestar nas urnas, elegendo seus prefeitos e vereadores. Sem dúvida alguma, os políticos mais importantes do país, pois são eles que convivem o dia-a-dia de cada cidadão, em suas cidades. Uma escolha errada resulta em quatro anos de decepções, descasos, maracutaias e abandono.

O momento político não é dos melhores, por um lado infestado de denuncias de corrupção orquestrado pelo governo federal e um total descrédito na política e nos políticos. Por outro, parece que o cidadão está mais atendo aos novos caminhos e destinos, principalmente na política local, o seu dia-a-dia.

Por aqui, o Brasil da gente... Nossa cidade. Cinco candidatos disputam a vaga majoritária de prefeito, são eles: Jefferson (DEM25), Luis Pirulito (PV43),
Mônica (PPS23), Scarante (PMN33) e Zé Paulo (PSB40). E mais de uma centena de candidatos disputa as 11 vagas de vereadores.

A eleição mais acirrada fica por conta das candidaturas a prefeito, pois requer um conjunto de valores e elementos necessários para sair a rua e apresentar sua disposição. Infelizmente nem todos conseguem a mesma performance, pois o processo é viciado e nem sempre a melhor pessoa é o melhor candidato e muito menos será o eleito.

Campanha
A reforma eleitoral reduziu o período de 90 para 45 dias de campanha. Também “acabou” com a tal famigerada doação de empresas e limitou um conjunto de “acessórios” até então desnecessários. Com isso as campanhas estão mais pobres e mais criativas. As redes sociais desempenham um papel importante para a decisão do eleitorado, principalmente do mais jovem.

Indícios
Dos candidatos a prefeito, dois são debutantes (Scarante e Pirulito) e os outros três são conhecidos do eleitorado. O candidato Jefferson Fonseca, irmão do ex-prefeito, participou das eleições de 2012 e ficou com a quarta colocação.
A ex-prefeita Mônica (1996/2004) disputa pela sétima vez uma eleição. Saiu vencedora em 1998, vice na chapa do Leopoldino e em 1996 e 2000. Em 2004, o candidato Canduca, que teve seu apoio foi derrotado. Disputou novamente e foi derrotada em 2008 e 2012 e agora volta a se candidatar. O Zé Paulo é candidato pela segunda vez, foi em 2012 onde obteve a segunda colocação.

Pelo andar da carruagem
Para quem acompanha as eleições municipais há mais de 30 anos, nos torna um pouco vidente quanto à intenção de votos do nosso eleitorado. O recado das urnas nas ultimas eleições foi apostar em novas propostas e candidatos não viciados.
Bom lembrar, que dos últimos três, nenhum conseguiu se reeleger. Dois sequer conseguiram se candidatar, devido suas lastimáveis performances. O recado foi em alto e bom som: “Nosso eleitorado não vota no passado...” Abominou o continuísmo!
Infelizmente, as últimas escolhas - apesar de acertadas no momento - não souberam aproveitar a oportunidade e decepcionaram o eleitorado.

Agora o momento é outro, tem candidato para todos os gostos e cores, mas acredito que o espírito de renovação continue imperando. Renovar com sabedoria!

Pitaco
De alguma maneira sempre marquei presença nos pleitos municipais. Analisando propostas das candidaturas, performance e até enquete pelo blog (agora é proibida). Coincidência ou não, minhas intromissões tem sido certeiras.
Em 2004 mirei no Kleber, em 2008 cantei a bola do Canduca e João em 2012. Agora vai dar Zé Paulo, seguido por Mônica, Jefferson, Pirulito e Scarante. Apenas palpite de um mortal cidadão, mas não precisa ninguém levar a sério, pois quem decide mesmo é o eleitorado, domingo dia 02 de outubro. E tenho dito!


P.S. Favor conferir após as 19h de domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.