segunda-feira, 26 de março de 2018

RESTAURAÇÃO DO CASARÃO

Imagem do projeto
RESTAURAÇÃO DO
ARMAZÉM MACEDO

Foi publicado hoje, 26 de março de 2018, no DAU o edital de Licitação para a restauração do Armazém Macedo (Ruínas Casarão), pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Brasília. A data de abertura da proposta é de 25 de abril de 2018. Edital 1/2018. Valor estimado: R$ 6.944.850,32. A obra será administrada pelo Iphan-Pr.

Portal do Iphan - Licitação

Pequeno Histórico
O conjunto designado Armazém Macedo, foi contemplado pelo PAC das Cidades Históricas em 2012, conquista do tombamento da cidade pelo IPHAN, cujos recursos estavam bloqueados devidos a vários motivos. No total são sete imóveis que fazem parte do projeto de recuperação do nosso patrimônio arquitetônico, os quais foram (os projetos) licitados e executados pelo IPHAN-PR entre 2015/2016.

Com a eleição do prefeito José Paulo Vieira Azim (tive o prazer em assessorar), disponibilizamos nossas ações no sentido de resgatar estes projetos e junto ao Iphan-PR  procuramos solucionar as ações de caráter doméstico – Licença de Segurança contra Incêndio/Bombeiro e Ambientais/IAP. Cujas ações foram em sua maioria solucionadas e avançadas. 

Ilustração do Projeto

Armazém Macedo
O conjunto Armazém Macedo foi escolhido como prioritário e todos os esforços foram dirigidos para que o projeto, então finalizado, fosse aprovado pelo Iphan Nacional, cuja aprovação foi em dezembro ultimo.
Importante registrar o empenho técnico da equipe do Iphan-Pr sob a tutela do seu Superintendente Arquiteto Jose Luiz Desordi Lautert, na viabilização técnica e encaminhamentos dos projetos para a licitação desta importante obra para a nossa cidade. E também do empenho dos parlamentares federais em Brasília, a Deputada Chistiane Yared e o Deputado João Arruda, na liberação dos recursos desta obra tão importante para a historia do Paraná.

É bom salientar que Antonina foi à única cidade paranaense a ser contemplada com o PAC das Cidades Históricas, cujas obras foram paralisadas, após a crise política e econômica, da qual vivemos. Agora fomos contemplados, vitória da cidade e das ações dos nossos políticos.

Ilustração do interior do Armazem.
E depois...

Também esta sendo discutido a ocupação do imóvel pós restauro. O espaço deverá contemplar um conjunto de equipamentos _ lanchonete, artesanato, biblioteca, sala de exposições – ações destinadas a cultura e ao turismo, como mais um atrativo, gerador de renda e emprego pra cidade e região. Mas isso é assunto pra outro momento... Segue o barco...E parabéns a todos os envolvidos. Vamos devagar...Mais um passo para a realização: a licitação. 
Aos incrédulos...Shalon!
* Imagens cedidas pelo IPhan-Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade e se identifique.